A Realeza Cristã na Alta Idade Média

A Realeza Cristã na Alta Idade Média
Marcelo Cândido da Silva

preço: R$ 50
número de páginas: 364
ISBN:978-85-98325-64-4

Compre online na loja Alameda Editorial
Compre online na Livraria Última Instância


A Realeza Cristã na Alta Idade Média – Os fundamentos da autoridade pública no período merovíngio (séculos V-VIII)
Estudo de fôlego analisa o poder e a Igreja medieval

O livro do historiador Marcelo Cândido se insere na tradição historiográfica francesa sobre a reflexão acerca dos limites da sensibilidade política ocidental por meio do esclarecimento das noções de realeza e poder público.

Como sugere o título do volume, Marcelo Cândido contrapõe à uma realeza germânica sagrada e mágica, exercida no quadro de uma suposta privatização do poder real, uma realeza “cristã”, definida como “pública”. A opção pelos termos “cristão” e “público” para a definição da experiência política da Alta Idade Média não deriva de um esforço metodológico próximo ao ficcional, tão caro à historiografia que imperou aqui e no exterior entre os anos 1960 e 1990, mas da “redescoberta” do vocabulário empregado pela própria documentação de época.

Esta vitória do método, exibe o potencial do historiador de dialogar de forma crítica e lúcida com pressupostos firmes que formam o senso comum contemporâneo relativo às origens e fundamentos do Estado e da tradição política moderna, supostamente nascidos em contraste com a experiência medieval. É desta maneira, com rigor e seriedade, que Marcelo Cândido vai dialogar com a tradição clássica sobre os estudos medievais, estabelecendo uma visão clara e dinâmica do período.

Sobre o autor: Marcelo Cândido da Silva é professor de História Medieval da Universidade de São Paulo, Mestre em História pela Universidade Federal de Minas e Doutor em História Medieval pela Université Lumière Lyon 2.

Índice

Prefácio

Introdução

PRIMEIRA PARTE
Os francos e o Império Cristão

I. A fundação do Regnum Francorum

II. A “Realeza Constantiniana” (c. 481 – 561)

III. O interesse público no século VI

SEGUNDA PARTE
Os francos e a Realeza Cristã

I. O rei cristão nos escritos episcopais (c.481 – c.594)

II. As guerras civis e a ascensão do episcopado (561 – 614)

III. A legislação real franca e a cristianização da utilitas publica

Considerações Finais

Referências Bibliográficas

Agradecimentos