Código: 1066

Teatro Amador - A cena carioca muito além dos Arrabaldes

Bookmark and Share

Referência: 9788579393938


Por:
R$ 38,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 12,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

O livro de Luciana Penna-Franca traz importante contribuição para a história cultural da cidade do Rio de Janeiro, nos primeiros tempos republicanos, quando também se discutiam as possibilidades concretas de exercício efetivo da cidadania.

Sem dúvida, a autora nos revela uma cidade pouco conhecida através de uma de suas maiores diversões, o teatro, e especialmente o teatro amador.

Nos palcos, de modo geral, não só as novidades europeias chegavam à cidade, como também eram discutidos os problemas e tensões da sociedade brasileira. No teatro amador, essa dinâmica não seria diferente, mas sua abrangência e penetração parecem ter ido muito mais longe, pois as representações ocorriam em grêmios, clubes, sociedades particulares e pequenos palcos que se espalhavam por toda a cidade.

Ao trazer do esquecimento prática cultural tão importante, a autora também oferece ao público algumas dimensões do trabalho do historiador, seu olhar sensível a novas fontes e novos problemas da sociedade brasileira.

           

Martha Abreu

Prof. Dra. Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense

 

 

Sobre a autora: Luciana Penna-Franca nasceu no Rio de Janeiro, em 1967. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, publicou artigos na Revista de História da Biblioteca Nacional e na Revista Contemporâneos: revista de artes e humanidades publicada online, além de artigos publicados em anais de congressos e seminários. É professora de História do Ensino Fundamental e Médio pelo município de Teresópolis e pelo Estado do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características