Código: 822

As transformações na organização interna do Partido dos Trabalhadores entre 1995 e 2009

Bookmark and Share

Referência: 9788579392429


Por:
R$ 45,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 15,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Este livro enfrenta um tema central para compreender as transformações do Partido dos Trabalhadores: as mudanças no interior do partido ocorridas ao longo de sua trajetória recente de desenvolvimento, sobretudo após a chegada à Presidência da República, em 2003.

 

Os inúmeros trabalhos sobre o PT realizados ao longo dos últimos 25 anos deram conta de abordar as suas singularidades diante do quadro partidário brasileiro, seu papel como organizador da política representativa nos vários níveis, a trajetória de mudanças produzidas com a sua maior inserção institucional, as mudanças de seu eleitorado e os efeitos de suas transformações no sistema político.

 

Este livro traz respostas a questões novas e pouco exploradas. Que impactos tiveram as transformações do partido sobre seu funcionamento interno? Em que medida a rota para o poder e a chegada ao governo federal alteraram seu perfil organizacional e seus vínculos com a sociedade? Quais os posicionamentos das lideranças partidárias frente às mudanças do partido no poder? Oswaldo Amaral compreende o PT como resultado de pressões ambientais, condicionantes internos e de seu percurso histórico, e mostra como a manutenção de seu desenho institucional e de sua organização interna ainda lhe conferem distinção no quadro partidário brasileiro após três décadas.

 

 

Rachel Meneguello, Unicamp

 

 

Sobre o autor: Oswaldo E. do Amaral é doutor em Ciência Política pela Unicamp e professor do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da mesma instituição. Sobre o PT, publicou também outro livro (A estrela não é mais vermelha, Ed. Garçoni, 2003) e artigos em periódicos especializados.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características