Brasiliana, história e arquitetura de uma idéia

Brasiliana, história e arquitetura de uma idéia
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

R$ 30
96 págs.
ISBN: 978-85-98325-58-3
Compre online na Livraria Cultura
Compre online na Livraria Última Instância


A construção de uma biblioteca
Os livros de José Mindlin e do IEB darão origem a uma das melhores bibliotecas do país, pioneira na digitalização de seu acervo

A Universidade de São Paulo guarda um extraordinário acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros, do qual as magníficas coleções reunidas na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e no Instituto de Estudos Brasileiros formam um conjunto sem igual no âmbito acadêmico nacional e internacional. É a partir delas, pela via da BRASILIANA USP, que a Universidade novamente reitera o compromisso de colocar seu legado a serviço das futuras gerações. Fiel à visão dos construtores de sua sólida sustentação e inigualável substância, o Projeto atende ao que temos por irrecusável responsabilidade: ampliar o acesso universal e irrestrito aos acervos documentais por cuja guarda, preservação e uso social somos responsáveis.

O Projeto BRASILIANA USP será instalado no coração do campus da capital, entre os edifícios da Reitoria e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. O edifício de 20.000 m2, que está atualmente em construção, foi desenvolvido pelos escritórios Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com a assessoria da FAU, dentro das mais rigorosas exigências para um edifício dessa natureza. Tomaram-se como paradigma as mais conceituadas bibliotecas americanas, tais como a Beineke Library da Universidade de Yale, a Morgan Library, a New York Public Library e a Biblioteca do Congresso, bem como a Biblioteca Nacional de Paris. Além de abrigar os acervos das duas unidades, garantido as melhores condições de acesso aos seus usuários, e suas atividades regulares de pesquisa, ensino e extensão, o novo edifício será base do projeto de construção de uma Biblioteca Brasiliana Digital

A implantação da BRASILIANA USP sintetiza o empenho de perseverar, nesses tempos de revolução tecnológica, no bom caminho mostrado por Guita e José Mindlin, construindo – e doando-a a USP – sua notável Brasiliana, e por Sérgio Buarque de Holanda, criando o Instituto de Estudos Brasileiros.