Código: 674

CAMINHOS DA LÍRICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: Ensaios

Bookmark and Share

Referência: 9788577510849


Por:
R$ 49,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 16,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

CAMINHOS DA LÍRICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: Ensaios
Simone Rossinetti Rufinoni e Tercio Redondo (Organizadores)
272 p., 2013,16x23 cm
ISBN 978-85-7751-084-9

 

POESIA AGORA

A poesia brasileira contemporânea, aquela veiculada em livros – assim dita canônica – parece dispersa e pouco unificada, tanto em seus temas quanto em suas formas. Isso talvez seja um mero efeito cronológico, dado tanto pelo tempo vivido do inumerável disponível e difícil de abarcar, quanto pela fragmentação imposta em nossa época, na qual tudo parece caber e pouco tem perfil reconhecível.

Se isso for verossímil, este livro de ensaios sobre nossa lírica corrente tem um primeiro mérito que é oferecer ao leitor algumas tendências e seus problemas, impasses e formas de modo que um conjunto (ainda que inevitavelmente parcial) seja mostragem representativa e consistente do que se passa e o que se faz na matéria.

A excelente ´Apresentação´ inicial situa o leitor perante o conjunto dos ensaios, indicando suas vias principais, suas conquistas formais e seus passos e impasses. Indica também suas origens, seu modo de formar e algumas direções e caminhos neles perseguidos. Por exemplo, em que tipos de mímese esses poemas se fundam e com os quais procuram dar conta das espinhosas relações entre formas artísticas e formas sociais.

Esses ensaios evidenciam diferentes caminhos críticos, cada autor com seu próprio percurso, suas preferências e referências, em buscas diversificadas para analisar e interpretar autores e poemas, os quais, aliás, não pertencem a nenhuma corrente literária, organizada ou não, cada um enveredando com sua própria individualidade e sensibilidade e oferecendo à ´praça de convites´ as produções que carregam as marcas das preocupações contemporâneas, estéticas e sociais.

O que há das tradições poéticas assimiladas e retraduzidas nesses autores e poemas? E o país que eles tematizam e incorporam, no modo como inventam e reinventam a poesia, isso nos diz da sociedade complexa e repassada de contradições em que vivemos e que nossos sentidos nos escalavram e nos danificam?

Esses ensaios revelam que nossa lírica contemporânea constrói-se adstrita a realidades que só a poesia mesma parece capaz de pôr em nossos olhos e em nossa inteligência. É uma poesia que, à melhor maneira moderna, o ´que sente está pensando´, e diz do nosso amargo presente sem concessões. Há um Brasil aí e isso, na poesia, não é pouca coisa, pois é o nosso e dos nossos dias...

Valentim Facioli

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características