Código: 1140

Territorialidade negra e segregação racial na cidade de São Paulo

Bookmark and Share

Referência: 9788579393013


Por:
R$ 68,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 22,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Territorialidade negra e segregação racial na cidade de São Paulo

A luta por cidadania no século XX

 

Este livro é uma leitura clássica e obrigatória para aqueles que acreditam que os territórios das cidades pertencem a todos os tipos de populações do mundo com direitos a igualdade racial inerente à espécie humana.

A territorialidade negra e a segregação urbana e racial no decorrer do século XX na cidade de São Paulo aporta as bases de reflexões para as cidades no século XXI. A presença negra na cidade e seus deslocamentos na urbe paulistana, nos apresentam gradativos movimentos em torno da ocupação do espaço e da segregação. Estes movimentos vão definindo lugares, ora identitários, espaços de construção/desconstrução e reconstrução de bases sociais, culturais e políticas e, ora, as forças da separação, marginalização e estigmatização da população negra e pobre para as regiões mais distantes da cidade. Acompanhando este percurso a obra apresenta, de um lado, os ininterruptos deslocamentos de territorialidades, desterritorialidades e reterritorialidades, e de outro lado, a segregação racial.

Território negro e segregação racial são forças contraditórias inscritas no chão das cidades brasileiras, que se enfrentam cotidianamente em inúmeras frentes, sobre'tudo no mercado de trabalho, no lugar da habitação e do ambiente construído e, particularmente, no direito de viver e pertencer à cidade.

 

Sobre o autor: Reinaldo José de Oliveira é sociólogo, consultor em pesquisa e desenvolvimento. Mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. Premiado como bolsista do Programa Internacional da Fundação Ford/Fundação Carlos ChagasFoi pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Fundação Capes (PDPD CAPES), exercendo seus trabalhos no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC SP. É professor de Sociologia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características