Código: 810

Compreender Georges Duby

Bookmark and Share

Referência: 9788579392924


Por:
R$ 55,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 18,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Esta publicação é de grande importância na trajetória intelectual de Milton Carlos Costa. Obra de peso, não só por ser fruto do amadurecimento intelectual do autor, mas por tratar-se de um estudo ímpar numa seara pouco explorada sobre um dos representantes dos Annales. Este livro tem por objetivo fazer uma apresentação ao mesmo tempo sistemática e seletiva da obra de Georges Duby, um dos maiores medievalistas do século XX, ligado à justamente célebre escola dos Annales, a qual renovou de maneira profunda o fazer historiográfico do nosso tempo.

Milton Carlos Costa conseguiu atingir o seu objetivo, superando as dificuldades que um autor do peso de Duby oferece. Mais do que um trabalho introdutório para a degustação geral, trata-se de um estudo útil para o campo da historiografia brasileira, carente de nomes que insistem em percorrer os caminhos mais sombrios da história, pois tais historiadores não são atraídos pelo evidente, mas pelo que se oculta nas dobras dos acontecimentos.

A produção historiográfica de Duby se situa na vanguarda dos Annales e se caracteriza por ter operado uma verdadeira mutação nos estudos da medievalística contemporânea, pela amplitude de sua visão do período medieval, pela invenção do tratamento dos temas e da documentação e pela renovação teórico-metodológica.

 

Sobre o autor: Milton Carlos Costa é licenciado em História pela Universidade Católica de Leuven (Bélgica), doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Trabalha como professor de História nesta mesma Universidade, campus de Assis.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características