home | nossos livros | imprensa | como comprar | novidades | quem somos | trabalhe conosco | contato

Comunismo da forma

Comunismo da forma
Fernando Oliva e Marcelo Rezende (org.)

R$ 32
192 págs.
ISBN: 978-85-98325-49-1
Edição Bilíngue Português-Inglês

Compre online na Livraria Cultura
Compre online na Livraria Última Instância
Compre online na Livraria Travessa

  • press release
  • capa do livro
  • o que saiu na imprensa

  • Som+imagem+tempo
    Livro e exposição debatem o videoclipe na produção artística contemporânea

    Como uma “mídia bastarda” da TV e do cinema, os vídeos musicais se tornaram algo mais do que um gênero. Resultado de sua velocidade de produção e exibição – e do fato de ser um produto de consumo gerado e exigido pela indústria –, os videoclipes passaram a ser habitados por artistas capazes de vencer as limitações da mídia. Com a ausência de hierarquia entre o velho e o novo, o tecnológico e o artesanal, o videoclipe coloca em movimento todo o repertório do mundo.

    Comunismo da Forma - Som, Imagem e Política da Arte, organizado por Fernando Oliva e Marcelo Rezende, propõe uma investigação das possibilidades apresentadas pelo formato do vídeo musical, ao mesmo tempo produtor e conseqüência do nosso momento histórico – o hipercapitalismo.

    O livro surgiu a partir da exposição Comunismo da Forma: Som + Imagem + Tempo - A Estratégia do Vídeo Musical, mas não é um catálogo. Trata-se de uma publicação que debate os temas levantados pelo projeto por meio de ensaios e entrevistas, textos que refletem a respeito da força do império das imagens quando este se une a uma nem sempre descartável canção para criar um comentário sobre a política e a sociedade.
    Entre os autores que participam do livro estão Anselm Jappe (filósofo italiano, autor de L’avant-garde inacceptable : Réflexions sur Guy Debord), Nicolas Bourriaud (curador e crítico francês, autor de Estética Relacional e Post-Production), Charity Scribner (autora de Requiem for Communism), Alexei Monroe (autor de Interrogation Machine: Laibach and NSK) e Earl Miller (curador canadense).

    O livro será lançado durante a abertura da exposição, nesta sexta-feira, 20/7, às 20h. A exposição fica em cartaz até 4/8, na Galeria Vermelho (Rua Minas Gerais, 350 – São Paulo).

    Sobre os organizadores/ curadores:

    Fernando Oliva é curador e professor da Faculdade de Artes Plásticas da Faap. Colabora com as publicações Lapiz - Revista Internacional de Arte (Espanha), Contemporary (Inglaterra) e C (Canadá). É editor do catálogo do 16º Videobrasil (2007). Concebeu e dirigiu o projeto de crítica online Bienal ETC., que veiculou entrevistas e ensaios inéditos em torno da 27ª Bienal, no site da comunidade digital Canal Contemporâneo (www.canalcontemporaneo.art.br). Foi co-curador, ao lado de José Augusto Ribeiro, da mostra VOL., centrada em questões sonoras na produção contemporânea, na Galeria Vermelho (2004).

    Marcelo Rezende é escritor, curador e ensaísta. É autor do romance Arno Schmidt (Planeta, 2005) e do ensaio Ciência do Sonho - A imaginação sem fim do diretor Michel Gondry (Alameda, 2005). Criou e dirige a coleção de ensaios Situações (Alameda).

    Índice/Contents

    Som + Imagem + Tempo
    Sound + Image + Time

    O importante é o pensamento
    What matters is the thought

    Quem fará?
    Who would be up for that?

    Modo de resistência estética
    Mode of aesthetic resistance

    Pare de mentir!
    Don’t lie!

    Laibach: Made in Iugoslávia
    Laibach: Made in Yugoslavia

    Fluidez e fragilidade
    Fluidity and fragility

    Um modo de engajamento
    A mode of engagement

    A ecologia pluralista
    The pluralist ecology

    Não há nda como um rock star
    Nothing like a rock star

    Dançando com Pipi
    Dancing with Pipi

    Três questões
    Three questions

    Trabalhos exibidos
    Works exhibited



    Alameda Casa Editorial © 2006  -  site produzido por REC
    Rua Conselheiro Ramalho, 694 - Bela Vista, São Paulo - SP 01325-000
    tel (11) 3012-2400   skype: alameda_editorial
    alameda@alamedaeditorial.com.br