Código: 900

Em defesa do planejamento urbano

Bookmark and Share

Referência: 9788579392856


Por:
R$ 68,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 22,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Neste livro a trajetória do arquiteto Harry James Cole, atravessando as décadas de 1950 a 1980. Ao percorrer a trajetória do profissional, ilumina aspectos importantes da história do planejamento no Brasil, esclarecendo questões relacionadas à formação de urbanistas, à circulação de ideias, “às ressonâncias britânicas”, respondendo a indagações sobre as relações teórico-conceituais e de propostas entre os profissionais brasileiros e estrangeiros.         

 

Detém-se e aprofunda-se na luta pela institucionalização das políticas urbanas e regionais no nível nacional, percorrendo o caminho feito pelo arquiteto no Ministério do Planejamento, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – ipea e no Serviço Federal de Habitação e Urbanismo – erfhau, do qual foi o primeiro Superintendente, instituição que pontuou a atividade de planejamento em inúmeras cidades. Ilumina igualmente outros profissionais, que compartilharam com H. J. Cole ideias e trabalhos.

 

                A narrativa de Maria Cecilia Lucchese é envolvente, desdobrando-se de forma lógica, levando-nos a percorrer a história que a autora conta. O texto se desenha a partir de resultados obtidos em fontes primárias e secundárias, além de entrevistas. Compreender Harry J. Cole em suas diversas dimensões permite entender as questões emergentes nas cidades brasileiras a partir de meados do século XX e a reflexão que o campo de conhecimento do urbanismo e do planejamento efetua sobre as soluções possíveis, especialmente valendo-se da gestão urbana e regional, políticas e instituições.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características