Código: 1691

PRÉ-VENDA: Cantos de Guerra, de Paulo Iumatti (PREVISÃO DE ENTREGA 08/06/2020)

Marca: Alameda Modelo: 2020 Referência: 9788579396401


Por:
R$ 48,00

ou 3x de R$ 16,64 com juros
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Nesta obra em que faz uma primeira síntese de uma década de estudos do cordel, Paulo Teixeira Iumatti reflete de modo profundo e original sobre os usos do Marco como tópica e como gênero da cantoria e da literatura de folhetos brasileira entre 1870 e 1930. A escolha desse período-chave permite ao autor flagrar como as nefastas heranças do escravismo ganham forma naquele momento de grande transformação do país.
A originalidade da obra se deve em grande medida à identificação do Marco como espaço privilegiado para se compreender as acirradas disputas pela memória na sociedade à época, sobretudo pelo fato de o Marco, por seu caráter monumentalizante, mobilizar conceitos estruturantes para a sociedade escravista, como domínio, território, propriedade e liberdade.
Outra grande contribuição do trabalho é que ele tem como objeto central os Marcos e desafios de autores afrodescendentes praticamente desconhecidos, notadamente Severino Perigo e Joaquim Sem Fim, cujas obras sobreviveram em versões registradas por folcloristas como Leonardo Mota e Francisco das Chagas Batista.
Em sua aguda reflexão Paulo Teixeira Iumatti não perde de vista em momento algum as tensões que atravessam as relações folclorista/informante, nem tampouco a multiplicidade de práticas de ordem objetiva e subjetiva ali envolvidas. E o faz de tal modo que nos permite escutar essas vozes tantas vezes silenciadas.

 

Álvaro Silveira Faleiros
Professor do Departamento
de Letras Modernas da
Universidade de São Paulo.

 

Sobre o autor: Paulo Teixeira Iumatti possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001), pós-doutorado (2003) e Livre-Docência (2010) pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (área de História). De 2003 a 2019, foi Professor do IEB-USP; em 2019, assumiu o posto de Professor Titular (Professeur des Universités) da Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris 3) - onde é atualmente co-responsável pelo programa de Mestrado em estudos lusófonos e co-diretor do Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL).

 

Observações: A pré-venda do livro está sujeita a reprogramação em virtude da situação do COVID-19.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Páginas: 248 páginas
  • Peso: 350 gramas