Código: 1147

Construindo pontes e estradas no Brasil Império – engenheiros e trabalhadores nas Minas Gerais (1835-1889)

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Referência: 9788579393945


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Construindo pontes e estradas no Brasil Império
Engenheiros e trabalhadores nas Minas Gerias (1835 – 1889)      

 

O livro apresenta os resultados de pesquisa que promoveu um raro encontro entre três campos historiográficos. Combinou sólida abordagem em História Regional – o caso de Minas Gerais no século XIX – com a ênfase em certos aspectos da História dos Transportes – a infraestrutura viária sob a intervenção do Governo Provincial – e com a percuciente incursão na História da Técnica – nomeadamente a teoria e a prática de agentes técnicos modernos.

O estudo representa contribuição à compreensão do período de transição de estrutura viária pré-moderna para sistema de transporte moderno. Na contramão da percepção do senso comum e da visão de boa parcela da historiografia dos transportes, a era ferroviária brasileira caracterizou-se pela persistência ampliada das vias e meios tradicionais, ante a constituição de malha de trilhos que vertebrou pequena parte do território, ao promover a integração de zonas agroexportadoras com mercados externos. Muares, cavalos e carros de tração animal continuaram a suportar a maior parte da circulação e a estabelecer a integração possível do mercado interno com base em transportes não modernos.

A crescente racionalização das agências públicas provinciais, a progressiva importação e adaptação de técnicas avançadas (Engenharia) e a projeção e consolidação de profissionais de corte moderno (engenheiros) assegurariam a funcionalidade da muito provável maior infraestrutura viária tradicional do Brasil imperial. Por tudo, não será difícil encontrar os méritos que facultaram ao autor o Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado em História das Ciências em 2014, conferido pela SBHC (Sociedade Brasileira de História da Ciência).

 

Marcelo Magalhães Godoy

 

Sobre o autor: Télio Cravo é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Obteve título de mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu a pesquisa que deu origem a este livro, premiada pela SBHC (Sociedade Brasileira de História da Ciência). Atualmente, o autor é doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas.

 

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