Código: 1149

Escravo, africano, negro e afrodescendente – A representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012)

Bookmark and Share

Referência: 9788579394058


Por:
R$ 46,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 15,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Escravo, africano, negro e afrodescendente

A representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012)

 

O presente livro aborda as políticas públicas para os livros didáticos contemporâneos entrelaçando-as com os conteúdos didáticos capazes de influir na apreensão de uma história do negro brasileiro capaz de organização, mobilização e resistência.

Escravo, preto, negro e afrodescendente, quantos são os substantivos que conferem adjetivos aos negros brasileiros? Quais são as disputas, em grande parcela política, sobre esses substantivos que, em dados momentos, servem também como adjetivos e vice e versa? Quais as formas de aprendermos que palavras não possuem o significado em si, mas na construção cultural, social e política que fazemos dela?

Amparado na bibliografia historiográfica mais recente sobre o pós-abolição o texto vai ao complexo Programa Nacional do Livro Didático tentar compreender como se constrói livros didáticos no Brasil, concomitantemente, se o material didático e o PNLD dão conta da importante determinação da Lei 10.639/2003.

Sobre a autora: Mírian C.M. Garrido é doutoranda em História na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, câmpus de Assis. Titulada mestre pela mesma instituição, a autora do livro descobriu cedo, ainda na graduação, que o gosto pela pesquisa estava intimamente ligado ao que acreditava ter importância na transformação social.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características