Código: 1430

Imprensa, livros e política no oitocentos, org. Beatriz Piva Momesso, Gladys Sabina Ribeiro, Monique de Siqueira Gonçalves e Tânia Bessone da Cruz Ferreira

Bookmark and Share

Marca: Alameda Modelo: 2018 Referência: 9788579395154


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

A presente coletânea constitui o terceiro volume da coleção organizada por quatro historiadoras inseridas em investigações filiadas aos laboratórios da Universidade Federal Fluminense e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrantes fundadoras da Sociedade de Estudos dos Oitocentos (CEO), em 2013. Os textos aqui publicados refletem as mais recentes e qualificadas pesquisas sobre o período, desenvolvidas por professores e pesquisadores universitários e alunos de pós-graduação. Traduzem esforços metodológicos que aproximam a História da Literatura, demonstram a possibilidade de fazer no Brasil a História Conceitual do Político no século XIX, ou ainda descortinam novos modos de entendimento da História da ciência oitocentista a partir dos estudos sobre livros e imprensa. Os textos cumprem, assim, a função de contribuir com um entendimento maior sobre este período, priorizando a compreensão do circuito comunicacional consolidado no Rio de Janeiro, enquanto principal porto de entrada de impressos e como espaço de maior efervescência intelectual do Império do Brasil. Ademais, além de dois capítulos serem dedicados a objetos próprios ao contexto português e francês, os outros autores não deixam de correlacionar os aspectos identificados no Brasil com a dinâmica estabelecida na Europa no mesmo período, visto que essas dimensões coexistem e interagem entre si, mesmo que redundem em práticas e realidades específicas. 

 

Sobre as organizadoras: 

Beatriz Piva Momesso é doutora em História Política pela UERJ, professora e pesquisadora do programa de pós-doutorado em História da UFF como bolsista do Programa de Apoio ao Pós-Doutorado da FAPERJ. É também pesquisadora do Centro de Estudos do Oitocentos (CEO - UFF) e associada a SEO (Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos).


Gladys Sabina Ribeiro é doutora em História Social do Trabalho pela UNICAMP, professora titular do Departamento de História e do PPGH- UFF, vice-coordenadora do Centro de Estudos do Oitocentos (CEO-UFF) e coordenadora do Núcleo de Estudos de Migrações, Identidades e Cidadania (NEMIC-UFF). É também pesquisadora do CNPq e Cientista do Nosso Estado - FAPERJ e associada a SEO (Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos.)


Monique de Siqueira Gonçalves é doutora em História das Ciências pela FIOCRUZ, professora e pesquisadora do programa de pós-doutorado em História da UERJ como bolsista Nota 10 do Programa de Apoio ao Pós-Doutorado da FAPERJ. Pesquisadora do Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais da UERJ e associada a SEO (Sociedade
Brasileira de Estudos do Oitocentos). 


Tânia Bessone da Cruz Ferreira é Doutora em História Social pela USP, professora associada do Departamento de História e do PPGH da UERJ e pesquisadora do Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais da UERJ. É também pesquisadora do CNPq, sócia honorária do IHGB e presidente da SEO (Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos)

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Páginas: 384 páginas
  • Peso: 555g