Código: 1006

Modos de Governar, Modos de Governo

Bookmark and Share

Referência: 978-85-7939-265-8


Por:
R$ 64,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 21,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Modos de Governar, Modos de Governo

                                       O Governo-Geral do Estado do Brasil entre a conservação

                                            da conquista e a manutenção do negócio(1642-1682)

 

O livro do Professor Wilmar da Silva Vianna Júnior revela um  pesquisador atualizado com as tendências historiográficas, que possui domínio das fontes e que equaciona bem as perguntas e respostas no curso da investigação. A pesquisa demonstra como a história política, a institucional e a administrativa se constituem em abordagens das relações sociais que dão a conhecer as mútuas interações entre estado e sociedade ou, numa terminologia mais adequada ao Antigo Regime, do governo e dos diferentes corpos sociais.

               

                Esses polos nem sempre aparecem nitidamente distintos, porque o poder circula nos diferentes processos, relações sociais e entes político-jurídicos que compõem o mosaico de uma época – e este livro dá vários exemplos desta realidade. Estuda-se aqui o significado do governo-geral no século XVII brasileiro e o papel, no discurso oficial e na prática institucional, de seu titular, no momento em que este tinha agregado explicitamente a suas funções as de capitão general. Funções de qualquer modo obrigatórias numa terra que sempre foi, ao mesmo tempo, de governo e de conquista, já que a fronteira esteve sempre inacabada na colônia.

 

                Outro ponto que merece destaque na análise do autor é o novo valor atribuído ao regimento de Roque da Costa Barreto. Fugindo à repetição de excessivo empirismo da administração portuguesa, em nome do qual cada governador-geral traria seu próprio regimento, mostra-se aqui como o texto de 1677 serviu de base às administrações posteriores até o início do século XIX, quando foi objeto de anotações e atualizações importantes pelo vice-rei Fernando José de Portugal e Castro.Com este livro passa-se a conhecer melhor um tema difícil e árido, mas nem por isso menos importante para o entendimento da sociedade e das relações de poder no Brasil.

                              

Arno Wehling

 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características