Código: 204

Linguagens e práticas da cidadania no século XIX

Bookmark and Share

Referência: 978-85-7939-054-8


Por:
R$ 64,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 21,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

Linguagens e práticas da cidadania no século XIX
 
O  livro Linguagens e práticas da cidadania no século xix vem somar-se a outros que têm sido publicados nos últimos anos tratando da política e da sociedade no Oitocentos. Essas publicações, por sua vez, refletem a riqueza das pesquisas sobre o tema que são desenvolvidaos nos Programas de Pós-Graduação de História de nossas universidades. Assuntos já tratados são revisitados com novos dados e novas abordagens, novos temas são levantados, novas fontes de dados são descobertas e exploradas. A história política, sobretudo, é renovada com abordagens que ampliam a noção de participação para práticas variadas, para além das eleitorais, que introduzem novas temáticas, como a dimensão simbólica da política, o mundo dos conceitos e sua operacionalização, a construção de espaços públicos de debate, para dar apenas alguns exemplos.
Linguagens e práticas da cidadania no século xix traz a contribuição de pesquisadores, uns já amadurecidos, outros ainda jovens, mas todos envolvidos nesse esforço coletivo. A primeira parte do livro concentra-se nas duas décadas após a independência e trata, sobretudo, do debate político levado a cabo na imprensa. Constituição, cidadania, soberania, absolutismo, monarquia representativa, república, nação, são temas recorrentes nesse debate, em que o uso da retórica jogava papel importante. A segunda parte tem o grande mérito de se dedicar a estudos das províncias, fugindo à prática de excessiva concentração na capital, ou no eixo Rio-São Paulo. A terceira parte inclui uma variedade de temas que vai desde
o papel de folhinhas e revistas até a batalha de José do Patrocínio para combinar abolicionismo e republicanismo.
O livro enriquece sobremaneira nossos conhecimentos do século xix, período em que se construíram as bases do Estado e da nacionalidade brasileira.
 
Sobre as autoras: Gladys Sabina Ribeiro é Doutora em História (unicamp -1997), professora associada do Departamento de História e do ppgh da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do lato sensu em História do Brasil – uff, coordenadora executiva e pesquisadora do Centro de Estudos do Oitocentos (ceo)/pronex - cnpq – faperj, coordenadora do nemic (Núcleo de Estudos de Migrações, Identidades e Cidadania-uff), Cientista do Nosso Estado e bolsista de produtividade do Cnpq. Escreveu Mata Galegos (1990), A liberdade em construção (2002) e organizou Brasileiros e cidadãos (2008) e Diálogos entre Direito e História (2009). Tânia Bessone Ferreira é Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da uerj. É Cientista de Nosso Estado (faperj) e pesquisadora cnpq/pronex.

 

ISBN: 978-85-7939-054-8

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características