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Moda e Ironia em Dom Casmurro

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Referência: 978-85-7939-029-6


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Moda e ironia em Dom Casmurro
A escrita de Machado através do vestuário
 
 
Este livro mostra que a ambiguidade presente em Dom Casmurro, de Machado de Assis, marca da ironia do autor, também está presente na moda. Esse estudo, desenvolvido pela autora Geanetti Tavares Salomon, revela que a moda pode ser vista dentro da perspectiva de Machado como uma estratégia de criação literária ao passo que colabora na construção dos perfis das personagens idealizados e manipulados por ele em função da trama da narrativa. Além  disso, Moda e ironia de Dom Casmurro contribui de forma ímpar para o entendimento da moda do século XIX.
O psicanalista inglês John Carl Flügel (1884-1955) dizia que o uso de roupas em seus aspectos psicológicos se assemelhava ao “processo pelo qual um sintoma neurótico se desenvolvia”. Nada mais verdadeiro para Joaquim Maria Machado de Assis. Em seus romances, as roupas nos falam das personagens mais do que terapeutas. Elas são reflexos quase exatos de emoções ou características que certamente serão ou foram desenvolvidas pelo escritor. Assim, na primeira aparição da protagonista de Dom Casmurro, Capitu está com os sapatos simples de “duraque” costurados por ela mesma. Nessa pequena descrição de Machado esconde-se todo um mundo, da mesma maneira que em cada roupa, trajes e adereços das personagens ocultam as brincadeiras literárias, os jogos de luz, sombra e ironia do romance.
Moda e ironia em Dom Casmurro nosaproxima da relação moda e literatura.Através das descrições dos vestuários é possível perceber os primeiros passos daexpansão capitalista global no finaldo século XIX, quando a sociedade deconsumo ainda estava se formando.Geanetti  Tavres Salomontraz para o leitora sociedade brasileira em transiçãodo final do século XIX observada pela capacidade incomparável de Machado de Assis.
 
Sobre o autor: Geanneti Tavares Salomon é mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, pela PucMinas (2007), onde também se graduou em Letras (2005). Cursou Estilismo e Modelagem do Vestuário na UFMG (1992). Possui vasta experiência profissional em Estilo, Produção de Moda e Figurino. Atualmente leciona nos cursos de Moda do Centro Universitário una e da Faculdade Estácio de Sá/BH.

 

ISBN: 978-85-7939-029-6

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