Código: 150

O Rei Ausente

Bookmark and Share

Referência: 85-98325-06-6


Por:
R$ 48,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 16,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

O Rei Ausente
A festa, a etiqueta e o poder no “Tempo dos Filipes”
 
No mundo do Antigo Regime as cerimônias constituíam um assunto muito sério, pois através delas eram veiculadas algumas das mais fundamentais crenças em que assentava o viver comunitário. A festividade recriava, de forma alegórica, a ordem estabelecida e a hierarquia vigente, contribuindo decisivamente não só para a confirmação dessa mesma ordem, mas também para a sua perpetuação. A festividade selava compromissos, confirmando direitos e instaurando deveres para todos aqueles que nela participavam.
           O presente estudo incide sobre o “tempo dos Filipes”, o período em que Portugal esteve agregado à Monarquia Hispânica. Na linha dos trabalhos de Fernando Bouza Álvarez, de Diogo Ramada Curto ou de Alcir Pécora, Ana Paula Torres Megiani explora as configurações do cerimonial festivo organizado durante a época moderna. Incidindo nas jornadas régias de 1581 e de 1619, o presente estudo demonstra, de forma cabal, que o cerimonial permite a abordagem de campos de estudo bastante diversos. A autora capta, com grande eficácia, a panóplia de linguagens – poesia, oratória, teatro, arquitetura, pintura, escultura, música, dança – mobilizada para esses eventos, demonstrando que, nas festas realizadas em 1581 e em 1619, os portugueses conseguiram combinar os gestos de submissão com as demonstrações de particularismo político.
Sobre a autora: Ana Paula Torres Megiani, professora de História da FFLCH-USP, dedica-se desde o início de sua carreira acadêmica, aos estudos de história da cultura política e das circularidades entre os níveis erudito e popular em Portugal e Espanha, com ênfase nos séculos XV a XVII. É autora de O jovem rei encantado (Hucitec).
 

ISBN: 85-98325-06-6

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características