Código: 46

Por uma Sociologia pública

Bookmark and Share

Referência: 978-85-98325-93-4


Por:
R$ 44,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 14,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

Por uma Sociologia Pública
Um estudo que vai além da academia...
 
A sociologia pública é o tema desta coletânea que propõe sua difusão e esclarecimento dos leitores de um conceito novo as ciências humanas, através do constante diálogo entre o acadêmico e a sociedade. O debate, as defesas e as proposições de uma sociologia pública são os objetos de trabalho de Michael Burawoy, sociólogo norte-americano consagrado, e Ruy Braga, jovem e destacado sociólogo brasileiro que representa uma geração promissora. Neste livro, os organizadores discorrem a respeito de uma sociedade civil acossada  pelos mercados e pelo Estado, colocando a disciplina em contato com diversos públicos por meio de uma conversação permanente.
Por uma sociologia pública contém reflexões instigantes sobre a sociologia e as ciências sociais. Dessa forma, o leitor é convidado a conhecer as onze teses polêmicas e estimulantes de Burawoy sobre a sociologia pública, sua proposta de quatro tipos interdependentes e complementares de sociologia: profissional, crítica, pública e para políticas públicas. A leitura de Braga apresenta uma revalorização da obra de Marx, confrontada com as teorias sociológicas contemporâneas no que diz respeito à problemática da sociologia pública. Ele e os colegas Marco Santana, Leonardo Mello Silva e Sylvia Garcia dão contribuições inovadoras para pensar a sociologia pública do trabalho e o engajamento à luz de pistas abertas por Burawoy, a partir de olhares brasileiros.
Dessa forma, este livro abre novas possibilidades para articular o pensamento sociológico e a ação social. O termo Sociologia pública tende a ficar cada vez mais conhecido, tanto no espaço acadêmico como no restante da sociedade mais abrangente. A sociologia pública, seria, portanto,  o campo da interlocução da sociologia com o público, com os diferentes públicos, e é daí que ela receberia sua validação social, é aí justamente que ela informaria, discutiria, entraria em contato, exerceria um papel civilizatório.
Sobre o autor: RUY BRAGA é professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), diretor do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) e secretário de redação da revista Outubro. MICHAEL BURAWOY  é professor do Departamento de Sociologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley.  

 

ISBN: 978-85-98325-93-4

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características