Código: 1499

A FICÇÃO DA REALIDADE - RODRIGO ESTRAMANHO DE ALMEIDA

Bookmark and Share

Marca: Alameda Referência: 9788579395468


Por:
R$ 64,00

ou 3x de R$ 21,33 sem Tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

A investigação empreendida por Rodrigo Estramanho de Almeida em A ficção da realidade, revela o processo de construção de um dos romances mais populares do país: O Guarani, de José de Alencar.

Através de uma pesquisa ampla e diversificada, o autor percorreu diferentes linguagens para entender como uma obra publicada em 1857 foi responsável pela construção de um mito nacional.

O índio Peri, personagem central da obra, é criação de Alencar que pouco tem a ver com o índio brasileiro, mas está presente no imaginário nacional e frequentemente mistura realidade e ficção, legando-nos a imagem do índio heroico e convertido ao cristianismo. A ficção vence a realidade.

Por que é tão importante para nós brasileiros a compreensão em torno de algumas imagens mitológicas como as de Peri? O que essa construção diz a respeito de nossa própria história, da nossa cultura política, de nosso pensamento social?

O autor analisa o processo pelo qual a obra passou a compor o imaginário brasileiro, cristalizando uma visão de mundo sobre os povos originários e influenciando na percepção que temos sobre eles.

A leitura de A ficção da realidade, contribui, enfim, para a reflexão da história do Brasil em uma direção que quer desconstruir mitos há muito cristalizados, nos dando uma compreensão mais crítica do processo histórico nacional.

 

Profa. Dra. Rosemary Segurado

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características