Código: 1519

Arquivo, poder, memória

Bookmark and Share

Referência: 9788579395284


Por:
R$ 74,00

ou 3x de R$ 24,67 sem Tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Herman Hugo Graeser e o arquivo fotográfico do IPHAN

 

Este brilhante e já indispensável livro de Eduardo Costa amplia de maneira especial a senda interpretativa aberta pelos estudos multidisciplinares sobre as práticas patrimoniais que marcam as últimas três décadas de nosso país. Apresentado originalmente como tese de doutoramento em História na Unicamp, sob orientação de Iara Lis Schiavinatto, este trabalho toma o arquivo fotográfico do IPHAN e o vasto conjunto de imagens geradas pelos fotógrafos que atuaram no – e para o – órgão como um monumento em si, que desafia o historiador. Na esteira da politização dos arquivos sinalizada por Foucault, Costa nos faz percorrer o processo de produção das milhares de fotografias acumuladas no arquivo central do Rio de Janeiro e nas superintendências estaduais – mais detidamente a de São Paulo – como parte essencial da própria definição do que “é” o patrimônio escolhido.

As muitas interpretações inovadoras deste livro constituem, assim, um marco historiográfico sobre as relações entre fotografia e preservação cultural no Brasil. São também um frutífero desdobramento da contribuição analítica sobre as práticas patrimoniais estabelecidas na própria instituição em que o mesmo foi construído, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Foi essa casa que acolheu parte da geração que marcou as revisões patrimoniais da década de 1980, com intelectuais como Antônio Augusto Arantes, Silvana Rubino e Marly Rodrigues, e que, desde então, mantém sua notável centralidade crítica alimentada pela ação de novos pesquisadores que, como Eduardo Costa, renovam criativamente o compromisso de tomar a preservação patrimonial como um desafio para compreender o país.

 

Sobre o autor: Paulo César Garcez Marins é Docente do Museu Paulista e dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Museologia da USP.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características