Código: 1505

O Direito à Cidade

Bookmark and Share

Referência: 9788579395369


Por:
R$ 48,00

ou 3x de R$ 16,00 sem Tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Trabalhadores e cidadãos em São Paulo

No pós-guerra os embates políticos na cidade de São Paulo deram aos bairros operários uma visibilidade que nunca haviam alcançado, de modo que foi, a partir das suas condições que se constituíram reivindicações e organizações que os colocaram no centro das questões políticas que emergiram naqueles anos. As reivindicações por equipamentos urbanos e serviços públicos remetem aos mecanismos de divisão social na cidade, é disso que se trata quando as condições dos bairros periféricos são colocadas no centro do debate.

O grande desafio para as camadas populares, foi lidar com um regime “democrático” que conservava muitos dos sinais e resíduos do Estado Novo e, ao mesmo tempo, estabelecer um conjunto de reivindicações que as legitimasse como agentes e interlocutores, ao mesmo tempo em que validavam essas demandas, instaurando um campo de direitos em disputa. Seu espaço de atuação era muito estreito: de um lado, os canais institucionais, os sindicatos e os partidos; de outro, as organizações de bairro, geralmente efêmeras.

Por isso, este trabalho é também um esforço, tanto teórico quanto empírico, na tentativa de desvendar as conexões entre os “mundos do trabalho” e os “movimentos sociais urbanos” surgidos nos bairros da cidade de São Paulo nos vinte anos posteriores ao fim da guerra. Seu ponto de partida é a suposição de que, é a partir destas conexões, que se compreende os diferentes e antagônicos significados do que se denominou redemocratização, desenvolvimentismo e populismo.

 

Sobre o autor: Adriano Luiz Duarte é mestre em sociologia pela USP e doutor em história social pela Unicamp. É professor de história do Brasil Republicano, história contemporânea e teoria da história na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas na área da história social do trabalho e sobre as relações entre história, literatura e sociedade. Publicou os livros Cidadania e exclusão, Brasil 1937/1945, em 1999 e E. P. Thompson: política e paixão, em 2012e diversos artigos em periódicos no Brasil e no exterior.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características