Código: 1555

A história na moda, a moda na história - Camila Borges da Silva; Joana Monteleone; Paulo Debom

Bookmark and Share

Marca: Alameda Modelo: 2019 Referência: 9788579394607


De R$ 68,00
Por:
R$ 54,40
Economize  R$ 13,60

ou 3x de R$ 18,86 com juros
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

A história na moda, a moda na história é uma coletânea que reúne um conjunto de pesquisadores preocupados com alguns setores ainda “adormecidos” na historiografia, estabelecendo uma íntima correlação entre História e Moda. De simples termo, significando o uso corrente e adotado de vestir, em certas maneiras, gestos, estudos e exercícios, moda transformou-se em um conceito, à medida que constituía, por meio de uma nova experiência histórica, algumas de suas características que se faziam presentes desde muito tempo. De modo definitivo, um novo olhar sobre a moda foi sendo construído, como uma extraordinária revisão em sua interpretação, enquanto um elemento ligado ao poder, à cultura, à sociedade e à economia. E, foi, nessa abordagem que a historiografia começou aqui e ali a apresentar alguns trabalhos, que embora ainda escassos, traduzem a riqueza de um instigante objeto de pesquisa.

Esse livro, portanto, foi concebido a partir dessa nova perspectiva. Não se trata apenas de analisar a moda como o vestir e o trajar de uma dada sociedade ou descrever uma sucessão de estilos de época, mas transmitir ao público especializado ou não, um novo tema de análise capaz de transmitir um discurso político, econômico, social e cultural de várias sociedades em diversas conjunturas. Destaca-se, assim, a originalidade desse trabalho que traz ao leitor, por meio de três grandes eixos – a moda no oitocentos, a moda nos tempos contemporâneos e uma análise mais teórica sobre o próprio conceito de moda – uma reflexão profunda e madura de um novo objeto acerca do estudo do cotidiano.

Desse modo, apesar de abordagens e temporalidades múltiplas, essa coletânea apresenta um passeio pelos meandros da moda, dialogando com distintos conceitos como poder, civilização, imprensa, política, cultura das aparências, imagens, simbologia, memória e patrimônio, entre outros. Como deve ser um trabalho de pesquisa, não esgota todas as possibilidades de formulação sobre o conceito de moda, mas levanta inúmeras indagações que procuram aproximar as teias de relações entre a História e a moda, como um elemento intrínseco e fundamental para se compreender a própria arte de viver.

Lucia Maria Bastos P. Neves
Professora Titular de História
Moderna/UERJ

Sobre os organizadores: Joana Monteleone é Doutora pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e autora de Sabores urbanos: alimentação, sociabilidade e consumo (Alameda Casa Editorial, 2015)

Paulo Debom é doutor em História pela UERJ e docente do Centro Universitário Celso Lisboa.

Camila Borges da Silva é professora do Departamento de História da UERJ e doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio.

Autores: Ana Claudia Suriani da Silva * Anamélia Fontana Valentim * Camila Borges da Silva * Gabriel Sanchez * Geanneti Tavares Salomon * Irina Aragão * Janaína de Almeida Teles * Joana Monteleone * Juliana Schmitt * Marco Antônio Vieira * Maria Claudia Bonadio * Maria Cristina Volpi * Maria do Carmo Teixeira Rainho * Maria Eduarda Araujo Guimarães * Paulo Debom

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características