O universo do luxo, de Renato Ortiz

O universo do luxo, de Renato Ortiz

Marca: Alameda Modelo: 2019 Referência: 9788579396007

  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Páginas: 300 páginas
  • Peso: 320 gramas

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O universo do luxo
De Renato Ortiz

Considerar o luxo objeto de estudo, como faz Renato Ortiz nesse livro, revela muito da nossa relação com os objetos na contemporaneidade. O mundo do consumo nos rodeia e nos permite pensar diferentes fenômenos que transitam entre a linha fina da economia e da sociedade. Ortiz quer entender como se dá a desterritorialização dos objetos de luxo, ou seja, a maneira como determinados bens simbólicos afastam-se de suas raízes locais ou nacionais e tornam-se símbolos de status. Bolsas, roupas, maneiras de vestir, frequência à restaurantes, viagens espetaculares, tornam-se sinônimos de bom gosto e de afirmação pessoal.

O luxo é um a maneira de viver. Ele pressupõe a existência de um universo com regras próprias no qual as pessoas estão inseridas; é preciso fazer parte deste clube para entender o seu mecanismo, sua maneira de funcionar.

O mundo do luxo realiza-se no mundo dos ricos, como frisa o sociólogo. Um vestido Dior é apenas um vestido, um ponto desconexo, se não estiver articulado a outros objetos, como lenços Hermès, bolsas Louis Vuitton, relógios Rolex, mas também à práticas específicas de distinção social, compras em boutiques de renome em Paris, frequência à restaurantes de alta gastronomia, hotéis em Dubai, viagens em iates. São essas práticas e objetos que definem os contornos de um universo, conferindo-lhe um caráter de autenticidade e singularidade. Apesar de estarmos rodeados pela cultura que propaga o luxo filmes, jornais, revistas, shoppings, propagandas as ciências sociais parecem ter negligenciado sua presença, são poucos os estudos que a consideram como objeto de estudo acadêmico. Renato Ortiz o faz com maestria nesse texto instigante.

Joana Monteleone
Editora e historiadora

 

"Usando relatórios de agências de publicidade, dados econômicos, entrevistas, anúncios, propagandas, reportagens e artigos, o universo do luxo nos revela um mundo muitas vezes invisível. Um pouco como os antropólogos procuraram decifrar os habitantes dessas ilhas de Trobriand, impregnando-me de seus hábitos excêntricos, para mim, até então, pouco familiares. Mas não tenhamos ilusões, não se trata da clássica observação participante, a entrada nesse universo à parte é protegida por barreiras intransponíveis, os intrusos são cuidadosamente mantidos à distância". Renato Ortiz

 

Sobre o autor: Renato Ortiz é Professor Titular do Departamento de Sociologia: Unicamp. Autor de diversos livros entre eles Cultura Brasileira e Identidade Nacional, A Moderna Tradição Brasileira, Mundialização e Cultura, A Diversidade dos Sotaques: o inglês e as ciências sociais (editora Brasiliense); Um Outro Território: ensaios sobre a mundialização (Olho dÁgua); Universalismo e Diversidade (Boitempo).

 

 

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