Código: 1525

Tempos do social e da política

Bookmark and Share

Referência: 9788579395727


Por:
R$ 50,00

ou 3x de R$ 16,67 sem Tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Quando o “social” está no centro de uma investigação sociológica, o tema da mudança é uma constante: novas políticas, discursos, práticas, instituições, categorias, técnicas. A apreensão e discussão do que é novo (ou não), dos discursos, bem como de seus efeitos, entretanto, não é algo dado ou trivial. Produz plausibilidade, horizontes. Sua identificação e crítica requerem a construção de perspectivas de investigação e análise que definam o elo entre o objeto e seu entorno com relação à passagem do tempo: as mudanças de conjuntura produzem inclusive deslocamentos no olhar dos pesquisadores. Formulação iniciada em momento de reviravolta política e ataque dos fundamentos de nossa frágil democracia, tais questões foram colocadas para o debate e reflexão coletiva, a partir do estudo empírico de um leque diversificado de entradas em programas e políticas sociais, com o objetivo também de contribuir com a decifração da crise político-institucional em que estamos submersos. Que revelam as politicas sociais atuais das conflitualidades anteriores, e das tensões inscritas nelas? Quais as temporalidades dos processos sociais, políticos e suas formas de institucionalização na trajetória do projeto de Estado-nação brasileira? O que está em disputa nas (novas) técnicas de gestão do social e nas tessituras desse social reconfigurado; qual o seu lugar na atual controversa “governamentalidade neoliberal” brasileira?

 

Sobre os organizadores: Márcia Pereira Cunha é Doutora em Sociologia pela FFLCH/USP e pesquisadora associada do Sophiapol (Université Paris Nanterre), do SAGEMM, do Cenedic/USP e da Rede Interdisciplinar de Pesquisadores.

Isabel Pauline Hildegard Georges é Doutora em Sociologia pela Universidade Paris VIII, pesquisadora do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD/ UMR Développement et Sociétés, França); pesquisadora colaboradora no Cenedic/ USP; coordenadora do SAGEMM, atua no Brasil há mais de 10 anos.

Nilton Ken Ota é Doutor em Sociologia pela FFLCH/USP e pesquisador associado do Sophiapol (Université Paris Nanterre), do SAGEMM, do Cenedic/USP e da Rede Interdisciplinar de Pesquisadores.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características