Código: 828

MARXISMO CULTURA E EDUCAÇÃO

Bookmark and Share

Referência: 9788577510979


Por:
R$ 39,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 13,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

 

 

MARXISMO : CULTURA E EDUCAÇÃO

 FABIO AKCELRUD DURÃO , DANIELA MUSSI , ANDRÉIA PAGANI MARANHÃO ( ORGANIZADORES ) 

 

Este livro reúne trabalhos selecionados do VII Colóquio Internacional Marx Engels, promovido pelo Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), da Unicamp, e dois textos originariamente publicados em inglês.

O momento em que surge não é qualquer um. Diante de uma crise generalizada, cujo escopo final é difícil de conceber, as opções de crítica radical parecem estar fora do horizonte de visibilidade das pessoas. Com efeito, para muitos, o marxismo morreu.

Ao invés de uma teoria em funcionamento ou um modo de conceber a sociedade, seria tão-somente objeto de interesse histórico, uma curiosidade de um passado próximo, porém já remoto. Este volume é uma prova do contrário. O que o leitor encontrará nele é um conjunto de textos que em última instância atesta a vitalidade da teoria marxista no âmbito da cultura e da educação, mostrando sua relevância e capacidade de descortinar perspectivas cheias de verdade.

As abordagens aqui são interdisciplinares, mobilizando saberes da filosofia, história, sociologia, literatura e educação; os autores trabalhados vêm tanto da tradição marxista quanto fora dela, incluindo Henri Bergson, Alain Badiou, Paulo Arantes, Roberto Schwarz, Antonio Gramsci, György Lukacs, Carlos Heitor Cony e Antonio Callado.

Os objetos abrangem a lógica de funcionamento da mercadoria no âmbito da cultura, o questionamento filosófico da ´vida´, a análise da experiência cultural brasileira, a crítica literária engajada, o realismo, a indústria cultural no regime militar e a prática educacional do MST – tudo isso está muito distante de uma suposta falta de contato com a realidade que detratores do marxismo tentam impor como consenso.

Talvez o que mais vibre em todos estes textos é a consciência de que o saber é sempre situado, que sempre se dá em um espaço de antagonismo, e que a inteligência não é incompatível com a tomada de partido.
 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características