Código: 882

Moderno Bandeirante

Bookmark and Share

Referência: 9788579393044


Por:
R$ 41,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 13,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Neste livro, Thais Chang Waldman propôs-se compreender as múltiplas e surpreendentes facetas de uma personagem cuja atuação e ideias tiveram grande impacto na vida cultural, econômica e intelectual do Brasil das primeiras décadas do século xx: o empresário, escritor e mecenas Paulo Prado. Para tanto, mergulhou-nos diversos universos que Prado, por sua posição social e econômica, colocou, ao longo da vida, em diálogo, procurando elucidar, além disso, suas diferentes personas e posicionamentos políticos, bem como alcançar uma visão integrada de seus escritos históricos, ensaísticos e de imprensa. 

     

      No estudo, o papel mediador desempenhado por Prado se vê iluminado e completado por uma visão circunstanciada dos pontos e momentos de convergência e divergência, sobretudo no que se refere aos projetos culturais, ideológicos e políticos, em relação a figuras como Le Corbusier, Blaise Cendrars, Capistrano de Abreu, Graça Aranha, Oswald e Mário de Andrade. Com isso, a autora contribui para a compreensão tanto das posições relativas de tais figuras e de Paulo Prado na vida intelectual e social como dos modos de sustentação e circulação de ideias e projetos no Brasil e, particularmente, na São Paulo da primeira metade do século xx, dando assim contribuição capaz de interessar a estudiosos das mais diferentes áreas.

paulo teixeira iumatti

Professor do Instituto de Estudos Brasileiros da usp

Sobre a autora: Thaís Chang Waldman é doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (fflch/usp). Obteve título de mestre pela mesma instituição, onde desenvolveu a pesquisa que deu origem a este livro, premiada pela Sociedade Brasileira de Sociologia (sbs).

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características