Código: 374

O Moloch do presente

Bookmark and Share

Referência: 9788579391248


Por:
R$ 44,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 14,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

O Moloch do presente

Adorno e a crítica à sociolagia

O cerne deste livro é demonstrar que Theodor Adorno ancorou suas críticas à sociologia sem perder de vista a especificidade histórica das sociedades modernas. O sociólogo Caio Vasconcellos vai, desta forma, perscrutar o sedimento social que se armazena em conceitos de Adorno, transitando da crítica às formas positivistas da sociologia para a crítica da configuração social no capitalismo tardio.

O livro percorre, desta forma, um caminho bem definido. O pesquisador começa sua reflexão a partir das ideias de Comte e do positivismo, destacando as considerações sobre estática e dinâmica social. Em seguida, debruça-se sobre Durkheim e procura trazer à tona os percalços de sua conceitualização: da ênfase à análise da morfologia social e ao conceito de consciência coletiva, passando por suas discussões acerca do suicídio até chegar aos seus textos tardios. Assim, Caio Vasconcellos abre caminho para a análise de Adorno propriamente dita.

O trabalho vai, então, promover uma discussão densa sobre o conceito de sociedade desenvolvido por Adorno. Para tanto, Caio Vasconcellos recorre, principalmente, às críticas adornianas a insuficiência conceitual inerente às correntes coetâneas do positivismo. Após uma discussão acerca da regressão teórica sobre a qual o positivismo se erige e que deve ser superada pela sociologia crítica, o pesquisador busca delinear como a composição de uma teoria social tornou-se essencial para a compreensão de uma sociedade que se configura e se reproduz como uma segunda natureza.

 

Sobre o autor: Caio Vasconcellos é graduado em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Sua área de atuação é teoria sociológica clássica e contemporânea, com especial ênfase no pensamento social da “Escola de Frankfurt”. Atualmente, desenvolve sua pesquisa de doutorado acerca das relações entre Max Weber e a teoria crítica pela Universidade.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características