Código: 794

O neopirronismo de Oswaldo Porchat

Bookmark and Share

Referência: 9788579392443


Por:
R$ 40,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 13,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Porchat, um dos mais eminentes filósofos brasileiros, nasceu em Santos, no dia 11 de janeiro de 1933. Por ocasião dos seus 80 anos, diversos amigos, colegas e discípulos reuniram-se para discutir aquela que seria a sua principal contribuição: o neopirronismo, uma atualização bastante original de uma forma antiga de ceticismo, fundada por Pirro, um jovem contemporâneo de Aristóteles.

 

Sempre vivo e atuante na Grécia antiga, o pirronismo foi um dos elementos constitutivos da filosofia moderna, graças à redescoberta no século XV dos textos de Sexto Empírico, e permanece até hoje como uma das principais preocupações da filosofia com seu desafio ao dogmatismo.

 

Além de ter proposto três filosofias diferentes durante sua trajetória acadêmica, da qual o neopirronismo é a última e mais importante, Porchat foi responsável pela criação do Centro de Lógica e Epistemologia (CLE) da Unicamp e desempenhou um papel fundamental na construção de uma comunidade filosófica brasileira.

 

A partir de suas atividades docentes e intelectuais, Porchat foi capaz de criar um grupo de estudiosos da história do ceticismo, bem como de inaugurar uma discussão especificamente brasileira sobre a filosofia cética. Poucos conseguiram unir a capacidade empreendedora, o rigor histórico e a fertilidade sistemática. Este livro, uma homenagem a Porchat, não somente apresenta algumas interpretações de seu neopirronismo, contribuindo para entendê-lo melhor, como também pretende discuti-lo criticamente, ajudando a criar uma tradição filosófica entre nós.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características