Código: 512

O TREM DO CORPO

Bookmark and Share

Referência: 85-86372-91-9


Por:
R$ 50,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 16,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Este livro é pioneiro e original no substancioso corpus da crítica literária já acumulada sobre a poética de Carlos Drummond de Andrade. Até agora nenhum livro se havia debruçado na observação, análise e interpretação das múltiplas, ricas e contraditórias imagens do corpo na obra do grande poeta mineiro. Os seis capítulos que formam este trabalho percorrem seis grandes livros de Drummond: Alguma poesia, Brejo das almas, Sentimento do mundo, José, A rosa do povo e O amor natural, num esforço muito bem realizado de revelar as diferenças de enfoque e tratamento que a representação do corpo ganha nesse longo e complexo percurso do poeta.

Ao mesmo tempo, o autor e crítico, também mineiro, que leciona em Washington, Vivaldo Andrade dos Santos, problematiza os conceitos modernos de corpo e sobre o corpo, conceitos presentes na Filosofia e na Antropologia, mais recentes, para guiar-se com segurança numa matéria tão propícia aos enganos, fraudes e preconceitos. Esse trabalho extenso e de amorosa dedicação também leva em conta o que a crítica já interpretou e estabeleceu (bem ou mal) na representação do corpo, e permite um olhar sobre a totalidade da poesia de Drummond, em seus múltiplos aspectos temáticos e formais.

Uma preocupação central deste livro foi aproximar a poesia da filosofia a partir da consciência do corporal. “Drummond responde a uma série de indagações de ordem existencial, e se situa no mundo da história das idéias”, conforme parte da crítica já assinalou. E mais, diz o autor: “o corpo neste estudo foi atravessado por uma série de discursos, como a estética, a psicanálise, a sociologia, a filosofia e a história, a partir dos quais assinalamos variações do corpo: o corpo grotesco, o corpo embriagado, o corpo sóbrio, o corpo frágil, o corpo reificado e nauseabundo e, por fim, o corpo transgressor”. O leitor encontrará nesta análise as reflexões e as iluminações do corpo danificado e gozozo da poesia de Drummond, conforme dito pelo poeta em seu derradeiro livro, em “Missão do corpo”:

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características