Código: 518

O VAU DA VIDA

Bookmark and Share

Referência: 8586372625


Por:
R$ 45,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 15,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

O VAU DA VIDA
romance - Ariosto Augusto de Oliveira
200 p., 2004, 1ª ed., 14x21 cm, ISBN 85-86372-62-5 


O vau da vida é um romance que retoma com novidades estéticas e força narrativa esse problema sempre vivo na sociedade brasileira, de fazer falar suas verdades a voz do povo, cujo lugar está em todo lugar do país, embora a literatura brasileira raramente tenha essa capacidade para encarra e enfrentar o problema.
Então, o narrador, retirado do mundo dos negócios, refugia-se num lugar ermo e rural, porque está doente e quer a cura difícil e talvez impossível. Nesse lugar, apenas uns poucos amigos ou asseclas sabem de sua presença. Um homem de menos de cinqüenta anos, que conhece o funcionamento dos negócios e das maracutaias da gente fina, rica e importante. Suas tarefas profissionais são aquelas que livram a cara dessa gente. Ele ganha muito com isso, e não abre mão de ser profissional nas tarefas e cínico nas reflexões.
Nesse lugar ermo e rural, que parece perto e ao mesmo tempo muito distante e diferente, vive Fé Ascensão, mulher porreta e cheia de sabedoria. Ela também conhece muitas e muitas histórias de sua região, de seus moradores atuais ou antigos, dos vivos e dos mortos. Ela conhece de quase tudo de seu mundo, dos costumes, das sabenças, das fórmulas da medicina popular. E tem um acordo com o narrador para curá-lo da doença terrível e mortal.
Do convívio entre o letrado culto, ou quase, e a iletrada inculta, ou quase, nasce o magnífico texto desse romance de Ariosto Augusto de Oliveira. A experiência de linguagem e a experiência de narrar são ricas e originais, integrando o letrado e o iletrado numa fantasia onde sobressai um enorme talento de contar histórias e de se perguntar sobre o sentido da vida.

É uma narrativa forte, na qual os múltiplos destinos humanos estão sempre em travessia de vida e morte, e a sabedoria supostamente ingênua e iletrada de Fé Ascensão espalha verdades vividas e colhidas na vida bruta, reorganizando e questionando a fundo a pretensão do letrado. Há um paradoxo nisso, desdobrando-se também no enredo, no qual tudo acontece e acontece muito pouco.
É um romance que retoma com novidades estéticas e força narrativa esse problema sempre vivo na sociedade brasileira, de fazer falar suas verdades a voz do povo, cujo lugar está em todo lugar do país, embora a literatura brasileira raramente tenha essa capacidade para encarar e enfrentar o dilema.
Pois O vau da vida, cujo autor recebeu com Vila nova de Málaga o prêmio de melhor romance de 2000, dado pela Academia Paulista de Letras, consegue dar voz verossímil a Fé Ascensão, fazê-la falar, num estilo próprio e num permanente exercício de narrar e oferecer ao leitor o senso da aventura e do prazer do texto.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características