Código: 506

PATATIVA DO ASSARÉ AS RAZÕES DA EMOÇÃO

Bookmark and Share

Referência: 85-7282-135-X


Por:
R$ 39,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 13,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, falecido em 2002, com 93 anos de idade, foi um dos maiores, senão o maior poeta popular conhecido no mundo ocidental. Ele guardava sua vasta e variada poesia, toda rimada e metrificada, na memória prodigiosa.
Essa capacidade espantosa de memória fazia parte do encanto da pessoa e da poesia, constituindo sempre um verdadeiro espetáculo ouvi-lo, com sua voz algo fanhosa e sua interpretação estudada e emocionada ao mesmo tempo. Era dos melhores poetas e homens de palco. Até certa idade também improvisava e cantava.
Em vida deixou publicar alguns livros, que reuniram parcela de suas composições: Inspiração nordestina, Cante lá que eu canto cá, Aqui tem coisa, Ispinho e fulô.
Este estudo de Cláudio Henrique Sales Andrade conta com capítulos que estudam desde a biografia do poeta até as lições que se podem extrair de seu canto: ´Retrato imperfeito de um grande poeta´, ´O desafio brasileiro: variantes literárias do desafio de cantadores na obra de Patativa do Assaré´, ´Poesia e luta: os campos da palavra´, ´O dia da caça´, ´Lições do analfabeto´.
Este estudo de Cláudio Henrique Sales Andrade, também cearense, amigo e compadre de Patativa, demonstra as virtudes literárias, lingüísticas, temáticas e musicais, com o profundo enraizamento nas tradições das formas populares -- e também eruditas -- dessa poesia original e quase única. Ao mesmo tempo realça a lucidez e consciência que o poeta tinha dessa tradição e dessas formas, bem como o entendimento dele para com os graves problemas dos pobres e sertanejos do Brasil.
O autor demonstra o maior respeito e compreensão das qualidades dessa poesia e, através disso, pelas qualidades criativas do povo, que Patativa tão bem representa.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características