Código: 436

Revista Outubro n°20

Bookmark and Share

Referência: 15166333


Por:
R$ 40,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 13,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Outubro número 20

O agravamento da crise capitalista

Desde seu aparecimento, tem colaborado com a superação das dificuldades teóricas que bloquearam o desenvolvimento do debate estratégico socialista no país por meio da publicação de artigos e dossiês dedicados a este espinhoso tema. Neste número, o leitor encontrará, além de uma sintética contribuição do filósofo marxista, Daniel Bensaïd, cuja obra desde a década de 1970 orientou-se nesta direção. A publicação desse artigo, o último capítulo de  seu último livro, é também uma homenagem da revista a seu colaborador, falecido em 2010. Logo a seguir é publicado um estimulante artigo de Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos dedicado a duas referências clássicas sobre o debate estratégico: Lenin e Clausewitz.

Além disso, a investigação teórica e histórica da atual crise também se faz presente neste volume em três momentos. Marcel van der Linden nos brinda com uma entrevista dedicada à revivificação das greves no atual cenário político. As recentes greves na China são objetos de reflexão de Paula Nabuco. Trata-se de uma questão-chave das lutas de classes contemporâneas, mas ainda pouco conhecida no Brasil. Encerrando este grupo de artigos, Demien Bezerra de Melo nos oferece uma instigante contribuição sobre a relação entre crises e revoluções em Marx.

Outro tópico que tem merecido uma permanente atenção por parte de nossa revista é a América Latina. Neste volume, o leitor irá encontrar na tradução de um artigo de Ruy Mauro Marini, inédito em português, que investiga a relação entre a acumulação capitalista e o subimperialismo. Quando a posição relativa da economia brasileira no mercado mundial ameaça criar uma face imperialista junto aos nossos vizinhos mais pobres, nada melhor do que retornar às elaborações de um autor cuja obra esteve voltada prioritariamente para este tema. A leitura da contribuição de Fabio Luis Barbosa dos Santos sobre os limites do governo de Rafael Correa no Equador complementa o artigo de Ruy Mauro Marini.

Este número encerra-se com um debate que também frequenta as páginas de Outubro há mais de dez anos: a centralidade do trabalho. Em seu artigo, Marcelo Dias Carcanholo e João Leonardo Medeiros enfrentam as principais bases das polêmicas entorno das transformações produtivas contemporâneas por meio de uma síntese crítica pouco usual.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características