Código: 734

SOBRE O SENTIDO II

Bookmark and Share

Referência: 9788577510887


Por:
R$ 71,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 23,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

                                       SOBRE O SENTIDO II

Sobre o Sentido II não é uma simples continuação de Sobre o sentido I. Com este livro, Greimas, em um gesto decisivo, leva as aquisições da semiótica a domínios que excedem em muito aquele com o qual ela se identifica em um primeiro momento. O texto dito teórico surge assim como que governado por um programa narrativo, pois o autor, ao estudar um prefácio de Georges Dumézil, mostra como este texto se configura como uma busca pela verdade envolta em obstáculos – isto é, em termos analisáveis pelo estudo estrutural da narrativa. Outros textos, à primeira vista surpreendentes, também podem ser incluídos nessa descrição: é examinado, em particular, o programa narrativo de uma... receita de cozinha.

Entretanto, Greimas aborda sobretudo questões ainda mais primordiais que as até então discutidas: o autor propõe a descrição formal da construção do objeto pelo discurso ou do sujeito no discurso quando apresenta notadamente as constelações semânticas do universo do crer e do universo do saber, iniciando um estudo semiótico das paixões (da cólera, por exemplo).

O semionarrativo aparece assim como uma forma bem mais ampla que a narrativa literária à qual geralmente está relacionado; ele é a própria trama, não somente da comunicação e da vida social, mas também da vida emocional e afetiva.

Sobre o autor
Algirdas Julien Greimas nasceu em 1917, na Lituânia, e faleceu em 27 de fevereiro de 1992, em Paris. Professor em Alexandria, Ancara, Istambul, Poitiers, em 1965 tornou-se directeur d´études (semântica geral) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). É o fundador, com Roman Jakobson e Émile Benveniste, da semiótica linguística.

Sobre o tradutor
Dilson Ferreira da Cruz é doutor em semiótica pela Universidade de São Paulo e autor, dentre outros, de Estratégias e máscaras de um fingidor – a crônica de Machado de Assis e O éthos do enunciador dos romances de Machado de Assis, ambos publicados pela Nankin Editorial. É também tradutor de diversas obras na área de ciências humanas.

 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características