Código: 916

TEORIA CRÍTICA: ESCRITOS SOBRE EDUCAÇÃO - Contribuições do Brasil e Alemanha

Bookmark and Share

Referência: 9788577511044


Por:
R$ 55,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 18,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Teoria Crítica e Educação

O momento atual de internacionalização da economia sugere pautas mais ou menos comuns a serem discutidas e enfrentadas em diferentes localidades do globo. Dentre essas pautas figura o desempenho dos sistemas educacionais em vigência nos diversos países, com vistas ao desenvolvimento econômico auto-sustentável e à promoção social inclusiva.

A presente publicação reúne um conjunto de análises resultantes de pesquisas realizadas por estudiosos brasileiros e alemães no âmbito educacional, e também da formação considerada em seu sentido abrangente.

Estas análises versam sobre sete temas de capital importância no sentido de fazer avançar a reflexão acerca do panorama educacional hodierno mediante a comparação entre dois países: a Alemanha e o Brasil. O primeiro, caracterizado por uma economia desenvolvida e integrante da União Europeia, se destaca pela invenção da Bildung (termo costumeiramente traduzido por ´formação´, mas que não possui equivalente na língua portuguesa); e, o segundo, caracterizado como país integrante das chamadas ´economias emergentes´ (BRICS), e que se destaca pelas diversas tentativas históricas de promover uma educação mais democrática, sobretudo a partir da promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Brasileira em 1996.

As análises que integram o volume em cada um dos sete capítulos versam sobre os seguintes temas: a relação entre a Teoria Crítica da Sociedade e a Educação; as contradições inerentes à Educação contemporânea orientada pelo telos da emancipação; a Educação enquanto um bem público sob a vigência das políticas neoliberais; o impacto das novas tecnologias sobre as práticas educativas; os diferentes níveis de danificação presentes nas atuais práticas de ensino; e, por fim, ponderações críticas acerca dos impasses da pedagogia em nossos dias.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características