TEORIA CRÍTICA: ESCRITOS SOBRE EDUCAÇÃO - Contribuições do Brasil e Alemanha

TEORIA CRÍTICA: ESCRITOS SOBRE EDUCAÇÃO - Contribuições do Brasil e Alemanha

Referência: 9788577511044


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TEORIA CRÍTICA: ESCRITOS SOBRE EDUCAÇÃO: Contribuições do Brasil e Alemanha
Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória/ Antônio Álvaro Soares Zuin/ Luiz Roberto Gomes/ Andreas Gruschka (orgs.)
296 p., 2015, 16x23 cm, ISBN 978-85-7751-104-4

 

Teoria Crítica e Educação
O momento atual de internacionalização da economia sugere pautas mais ou menos comuns a serem discutidas e enfrentadas em diferentes localidades do globo. Dentre essas pautas figura o desempenho dos sistemas educacionais em vigência nos diversos países, com vistas ao desenvolvimento econômico auto-sustentável e à promoção social inclusiva.

A presente publicação reúne um conjunto de análises resultantes de pesquisas realizadas por estudiosos brasileiros e alemães no âmbito educacional, e também da formação considerada em seu sentido abrangente.

Estas análises versam sobre sete temas de capital importância no sentido de fazer avançar a reflexão acerca do panorama educacional hodierno mediante a comparação entre dois países: a Alemanha e o Brasil. O primeiro, caracterizado por uma economia desenvolvida e integrante da União Europeia, se destaca pela invenção da Bildung (termo costumeiramente traduzido por ´formação´, mas que não possui equivalente na língua portuguesa); e, o segundo, caracterizado como país integrante das chamadas ´economias emergentes´ (BRICS), e que se destaca pelas diversas tentativas históricas de promover uma educação mais democrática, sobretudo a partir da promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Brasileira em 1996.

As análises que integram o volume em cada um dos sete capítulos versam sobre os seguintes temas: a relação entre a Teoria Crítica da Sociedade e a Educação; as contradições inerentes à Educação contemporânea orientada pelo telos da emancipação; a Educação enquanto um bem público sob a vigência das políticas neoliberais; o impacto das novas tecnologias sobre as práticas educativas; os diferentes níveis de danificação presentes nas atuais práticas de ensino; e, por fim, ponderações críticas acerca dos impasses da pedagogia em nossos dias.

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Sobre os organizadores:

Andreas Gruschka é Professor titular de Ciências da Educação da Goethe-Universität Frankfurt, Alemanha. Tem formação em Educação, Filosofia, Psicologia e Sociologia em Münster, mestrado, doutorado e habilitação em Educação pela Universidade Wilhelms Vestefália.

Antônio Álvares Soares Zuin é Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor-visitante do departamento de educação da universidade de York, Inglaterra. Atua como professor-doutor associado da Universidade Federal de São Carlos e é editor-associado da revista Educação e Sociedade (Cedes/Unicamp. Dentre as publicações destacam-se: Violência e tabu entre professores e alunos: a internet e a reconfiguração do elo pedagógico (São Paulo: Editora Cortez, 2012) e Adoro odiar meu professor: o aluno entre a ironia e o sarcasmo pedagógico (Campinas: Editora Autores Associados, 2008, São Paulo: Editora Cortez, 2012). Organizou Teoria Crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa (em parceria com Bruno Pucci e Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Campinas: Editora Autores Associados, 2010) e A indústria cultural hoje (em parceria com Fabio Durão e Alexandre Vaz, São Paulo: Editora Boi-tempo, 2008). 

Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória é Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atua como docente junto ao Departamento de Psicologia da Educação e também junto aos programas de pós-graduação em Educação Escolar e de Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara, SP. Lidera juntamente com Ranato Franco o grupo de estudos e pesquisas "Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação" (CNPq), e atua como pesquisador associado ao grupo de estudos e pesquisas "Teoria Crítica e Educação" (CNPq). Publicou Psicologia sem ética? Uma reflexão histórica e filosófica da Psicologia (Piracicaba:Unimep, 2004) e Ética estética e cotidiano: a cultura como possibilidade de individuação. Piracicaba: Editora Unimep, 1994). 

Luiz Roberto Gomes é Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, pesquisador e vice-líder do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" - CNPq (UFSCar). Professor adjunto do Departamento de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos nacionais e internacionais, entre os quais: Educação e consenso em Habermas (Alínea/Fapemig, 2007); Teoria Crítica e formação cultural: aspectos filosóficos e sociopolíticos, juntamente com Antônio A. Soares Zuin e Luiz Calmon Nabuco Lastória (Autores Associados,2012); Teoria Crítica, filosofia e educação, juntamente com Eldon Mühl e Antônio A. Soares Zuin (Eduem e Edupf, 2014). 

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SUMÁRIO:

Prefácio - 7
POR BRUNO PUCCI E ANDREAS GRUSCHKA

Parte 1
Teoria Crítica da sociedade e educação
1. Relação atual entre Educação e Teoria Crítica da Sociedade no Brasil - 10
BRUNO PUCCI E LUZIA BATISTA DE OLIVEIRA SILVA
2. Pedagogia crítica - 25
KARL-HEINZ DAMMER

Parte 2
Educação para a emancipação
3. Educação para a emancipação ou para a personalidade flexível: uma análise política das expectativas em relação ao sistema - 44
LUIZ ANTÔNIO CALMON NABUCO LASTÓRIA E LUIZ ROBERTO GOMES
4. "Emancipação" nas condições sociais do capitalismo: a formação em contradição - 71
PETER EULER

Parte 3
Educação e neoliberalismo
5. A Educação superior no Brasil em tempos ultraliberais: desigualdades, mercantilização e desafios para a regulação estatal de caráter público - 94
VALDEMAR SGUISSARDI                                                                                                                                                                                                                                                         6. A reviravolta das condições da educação pública em tempos neoliberais - 113
FRANK-OLAF RADTKE

Parte 4
Novas tecnologias e educação
7. Cultura digital e educação: reflexões sobre tecnologia, linguagem e estética - 138
ARI FERNANDO MAIA E BELARMINO CESAR GUIMARÃES DA COSTA
8. As novas tecnologias da informação e seu modo de funcionamento na escola - 154
SIEGLINDE JORNITZ

Parte 5
Cultura digital e educação
9. As novas mídias e a reconfiguração das relações entre professores e alunos - 182
ANTÔNIO A. S. ZUIN
10. Novas mídias como educadores? Contribuições para a crítica da educação digitalizada - 197
WOLFGANG FRITZ BOCK

Parte 6
Formação, semiformação e não formação
11. Formação, semiformação e não formação nas relações de ensino: reflexões a partir de estudos da sala de aula nas escolas de Belo Horizonte - Brasil - 222
RITA AMELIA TEIXEIRA VILELA
12. Educação, semiformação, deformação através do ensino - 241
MARÇON POLLMANNS

Parte 7
Pedagogia e educação
13. Adeus à escola? Da escola alfabetizadora à audiovisualidade difusa - 260
MATEU CABOT
14. Adeus pedagogia? O fim das fronteiras da relação pedagógica e a perda da função da pedagogia - 272
ANDREAS GRUSCHKA

Sobre os organizadores - 291
Sobre os autores - 293

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