Uma brecha para o surrealismo, de Thiago Gil

Uma brecha para o surrealismo, de Thiago Gil

Marca: Alameda Referência: 9788579392788


Por:
R$ 89,00

R$ 84,55 à vista com desconto Pix - Vindi
ou 3x de R$ 30,86 com juros Cartão Visa - Vindi
Simulador de Frete
- Calcular frete

Uma brecha para o surrealismo, de Thiago Gil

Como um autor que se dedica à análise da apreensão do surrealismo no Brasil entre as décadas de 1920 e 1940 finaliza seu estudo sugerindo que aquela vertente no país – enquanto conjunto de procedimentos e atitudes perante a vida e a arte – ainda teve algo a dizer, depois do período que estudou?

Se analisarmos seu escrito, perceberemos que Thiago Gil nunca deixa dúvidas de que é um narrador onisciente, que sabe o que ocorreu com seu objeto de estudo, após o período em que buscou analisa-lo. É essa consciência, inclusive, o motivo para que ele, ao mesmo tempo em que narra e aprofunda as questões que levanta, esteja sempre atento, tanto à necessidade de criticar a inscrição do seu objeto na história da arte que se escreve no país, quanto em sublinhar sua sobrevida após o período que se dedica estudar.

Sua fala é emitida do início da segunda década do século XXI, quando o movimento surrealista, e não apenas ele, já se encontra devidamente institucionalizado dentro do campo da história da arte e da indústria cultural. No entanto, se emite suas considerações, de fato, a uma confortável distância temporal do fenômeno que analisa, ele, ao mesmo tempo, atua também como se estivesse no Brasil no final da segunda grande guerra.

E desse lugar – como uma figura bifronte, daquelas criadas por Ismael Nery –, analisa o que foi a percepção/apreensão do surrealismo no país entre os anos 1920 e 1940, ao mesmo tempo em que sublinha o tempo todo as maneiras como esse fenômeno foi inscrito posteriormente na historiografia local. 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Aproveite também e

Compre Junto

Confira os produtos