A EXPERIÊNCIA DO HORROR, DE RAFAEL ARAÚJO
Arte, Pensamento e Política
A reflexão desenvolvida na presente obra propicia ao leitor um deslocamento das perspectivas, de certo modo confortáveis, da vida moderna, para se pensar o quanto as diversas formas de experiência com o horror fazem parte da vida humana em suas múltiplas dimensões. Quanto existe de homo horrens em cada um de nós?
Mais que responder à questão tão complexa, as páginas colocam em evidência um aspecto da condição humana, pouco compreendido, raramente enfrentado e quase nunca assumido enquanto tal: a experiência do horror é parte intrínseca da vida e, mesmo quando se tenta bani-la por algum artifício de racionalidade ou de purificação, ela emerge, manifesta-se, impõe-se e não raramente nos conduz por caminhos tortuosos.
O reconhecimento da vivência do horror como parte inerente da vida possibilita a compreensão de alguns fenômenos políticos que ainda nos deixam perplexos pela explícita tragicidade. Manifestações artísticas tais como os "Auto-retratos", de Francis Bacon, "Miséria", de Käthe Kollwitz, "Retirantes", de Candido Portinari, "Madre infeliz! (Desastres da guerra)", de Goya, são algumas das obras analisadas e denunciam diferentes formas de horror produzidas em contextos sociais e políticos distintos.
Sobre o Autor: Rafael Araújo: Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É um professor de Sociologia Contemporânea.
--------------------------------
Sumário
Prefácio - 9
A experiência do horror - 15
Seção I - Horror entranhado - 31
Cap. 1: A verdade impossível e a arte da criação do mundo - 33
Cap. 2: A imagem da razão e o subjetivo como real - 45
Cap. 3: O horror de si e o niilismo - 61
Seção II - Horror capital - 77
Cap. 4: Capitalismo embrionário e o mundo do trabalho - 79
Cap. 5: O capitalismo contemporâneo e o labor como condição da experiência - 125
Cap. 6: O horror do outro e a sobrevivência - 143
Seção III - Horror superlativo - 163
Cap. 7: Entre o bem e o mal, o horror e a moralidade - 165
Cap. 8: Biopolítica: a vida e o horror - 191
Cap. 9: O horror devastador da guerra - 213
Homo horrens - 239
Bibliografia - 261
Caderno de imagens - 281
Agradecimentos - 307
- Medida: Altura: 02cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Páginas: 308
- Peso: 500g