A Politica dos juristas, de Carlos Miguel Herrera
Direito, liberalismo e socialismo em Weimar
Os pensadores Max Weber, Hans Kelsen e Carl Schmitt apresentam distintas concepções sobre a democracia no século XX. Neste livro, o jurista e filósofo Carlos Herrera vai discutir as ideias sobre Estado e política a partir da controversa experiência alemã da República de Weimar.
Neste livro clássico sobre Direito Constitucional, Carlos Herrera mostra como, a partir de 1917, Max Weber passou a propor uma espécie de democracia plebiscitária, necessária em virtude das mudanças sociais advindas da industrialização. Já Carl Schmitt teria sua referencia essencial no conceito de poder constituinte. Para o jurista, Hans Kelsen, por sua vez, entenderia a constituição como democrática porque ela recusaria qualquer unidade pré-constituída. No embate entre os três pensadores do século XX estaria a formação moderna da teoria do Direito Constitucional.
Numa tradução primorosa de Luciana Cplan, este fascinante debate do Direto influencia até hoje a teoria politica e a teoria constitucional. E é por isso que Carlos Miguel Herrera, autor renomado internacionalmente nas áreas da história do direito público e da filosofia política, traz ao público brasileiro este livro essencial.
Sobre o Autor: Carlos Miguel Herrera é jurista e filosofo, membro honorário do Institut Universitaire de France e professor catedrático da Université de Cergy-Pontoise, onde dirige Centre de Philosophie Juridique et Politique.
- Páginas: 190
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Peso: 200 gramas