
Aproximações e Conversões
O intelectual Alceu Amoroso Lima no Brasil dos anos 1928 – 1946
Na conversão de Alceu Amoroso Lima ao catolicismo há um processo de convencimento e de discussão entre ele e Jackson de Figueiredo. As discussões entre ambos ocorreram no período que vai de 1919 a fins de 1928, por meio de uma correspondência que se constitui por 123 cartas enviadas por Jackson a Alceu e 121 de resposta, dadas por esse ao amigo pernambucano.
Ao fim desse processo, depois de muitas discussões de fundo, inclusive teológico, de conflitos internos e de novas leituras, Alceu Amoroso Lima se converteu ao catolicismo tornando-se, a partir de então, o líder intelectual laico mais importante para a Igreja Católica, pelo menos durante os quatro decênios seguintes do século XX.
O processo que levou Alceu Amoroso Lima à conversão ao catolicismo foi, portanto, uma mudança interior de valores. Neste livro, Cândido Moreira Rodrigues mostra que a relação dos indivíduos com o fenômeno religioso ultrapassa os limites do puro e simples jogo das estratégias, embora as mesmas também se façam presentes com grande frequência, principalmente no campo da literatura.