
Brasil Múltiplas Identidades, de Ricardo Zagallo Camargo
Para compor a obra Brasil: Múltiplas Identidades, foram escolhidos, entre muitos possíveis, alguns Brasis que nos ajudam a pensar em identidades que dialoguem com as características do país e das quais possamos fazer uso para imaginar outros papéis no cenário global.
O Brasil Criativo aborda o conceito de economia criativa como estratégia de desenvolvimento, ilustrada pelas transformações no âmbito das agências de comunicação e pelo processo criativo e mercadológico envolvido na gestão de blocos e escolas de samba cariocas.
O Brasil Jovem traz um panorama que nos fala de diversidade identitária e nos permite pensar como se pode ser jovem e brasileiro em tempos globalizados.
O Brasil na Novela reúne quem pesquisa, realiza e gosta de novela para abordar o produto cultural que fala sobre o Brasil e para o Brasil, todos os dias no horário nobre na TV.
O Brasil visto de Fora traz convidados daqui e do exterior para refletir sobre a imagem do país na comunidade internacional.
Ainda com um olhar “de fora”, o Brasil visto do Cone Sul conta com representantes da diplomacia, dos negócios, da cultura e do jornalismo para conduzir uma reflexão sobre as formas pelas quais as nações do Cone Sul pensam o Brasil. Um conjunto de identidades que tem como objetivo instigar o leitor disposto a refletir acerca do papel do Brasil no contexto global.
Sobre o autor: Ricardo Zagallo Camargo é professor e doutor em Ciências da Comunicação. Tem especial interesse em questões ligadas à cidadania, educação e responsabilidades socioambientais. Desde 2005 atua no Centro de Altos Estudos da ESPM como coordenador e posteriormente diretor executivo, participando da gestão da produção científica, organização de eventos e editoração de publicações derivadas de pesquisas e eventos. Foi o organizador do I Ciclo ESPM de Comunicação e Marketing, evento que gerou esta obra e dá sequência aos Encontros ESPM, realizados em 2005 (A Mídia e o Consumidor do Futuro), 2007 (As Arenas da Comunicação com o Mercado) e 2009 (Para além do produto: sociedade do acesso). Em 2011, a renovação do evento foi gestada, com a participação de vários setores das três unidades da ESPM (SP, Rio e Sul), para possibilitar sua volta em 2012.
- Peso: 400 gramas