Desafios das esquerdas brasileiras pós-2018, de André Rodrigues Bessa
As esquerdas no Brasil precisam refundar suas bases. Fazer militância política é a arte de descobrir as potencialidades existentes numa situação concreta, para tornar possível o que parece impossível.
É necessário, para isto, fazer uma análise profunda que permita as esquerdas enxergarem onde reside o abandono dos setores populares, hoje excluídos do orçamento público pelo nefasto projeto neoliberal que retornou ao Brasil com toda a força, retirando direitos trabalhistas e previdenciários dos mais pobres.
Por isso é necessário reorganizar os núcleos massivos de participação popular para que entendam a sua importância como agentes transformadores nas decisões que ocorrem no campo político institucional.
Grande parte das esquerdas, tanto a partidária quanto a que se manifesta nas redes sociais, precisa retomar a formação política como estratégia fundamental para promover debates construtivos sobre mecanismos eficientes de organização, conscientização e participação política das bases sociais comprometidas com a luta popular.
É preciso construir consenso com segmentos da sociedade que têm demandas e interesses relacionados ao combate contra o Estado Burguês. As esquerdas precisam promover constantes debates com a participação ativa de todas as minorias oprimidas, e aproximar a juventude da militância política radical e revolucionária para que estes jovens não sejam capturados pelo discurso neoliberal e neofascista que hoje comanda setores importantes do Brasil.
Por isso, a luta continua!
Sobre o autor: André Rodrigues Bessa é graduado em Psicologia pela Universidade da Amazônia - UNAMA e Pós-Graduado em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo- USP. Autor do livro Existe Felicidade no Mundo Capitalista? Vivendo em uma sociedade de consumo, publicado em 2019 pela Editora Chiado Books no Brasil e em Portugal.
...............................
SUMÁRIO:
Prefácio - 11
Eduardo Moreira
Nota importante - 15
PARTE 1
DO LUTO À LUTA: POLITIZANDO AS MASSAS
Manifestações de Junho de 2013 e o despertar da Direita LACERDISTA e da Extrema-Direita Reacionária - 23
Desafios das esquerdas pós-2018: politizando as massas - 51
Mitos sobre o socialismo e comunismo que prejudicam as esquerdas brasileiras - 99
PARTE 2 ÓDIO E AUTOCRÍTICA
A origem do ódio contra as esquerdas - 175
O fantasma do “comunismo” está de volta: o ódio ao Partido dos Trabalhadores (PT) - 195
Por que grande parte da classe média odeia o Lula? - 211
A autocrítica que Lula, Dilma e o PT precisam fazer - 219
NOTA FINAL: AS ESQUERDAS NO MUNDO PÓS-COVID: RENDA BÁSICA UNIVERSAL - 225
***
- Medida: Altura Selecionar Altura: 02cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 228 páginas
- Peso: 500 gramas