
Um certo cinema paulista, de Caroline Gomes Leme
Entre o Cinema Novo e a indústria cultural (1958-1981)
Este trata do cinema paulista de 1958 a 1981, analisando um conjunto de “cineastas do entrelugar”, mal acomodados na história do cinema brasileiro, situados entre o Cinema Novo, a Boca do Lixo, o Cinema Marginal, os cineastas “universalistas” e o grupo Farkas.
Caroline Gomes Leme destrincha suas trajetórias e obras, construídas de forma assimétrica, entre o cinema de autor e a indústria cultural. Analisa sua especificidade e estabelece diálogo com outros filmes e cineastas. Seu livro torna-se referência indispensável para compreender a produção paulista e o próprio cinema brasileiro.
Marcelo Ridenti
Sobre a autora: Caroline Gomes Leme é professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Autora do livro Ditadura em imagem e som: trinta anos de produções cinematográficas sobre o regime militar brasileiro (Editora Unesp, 2013), prêmio de melhor dissertação de mestrado no Concurso Brasileiro ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais, edição 2012.
Também disponível em formatos digitais: