"A catedral ebúrnea", org. de Francine Fernandes Weiss Ricieri
Marca: Alameda Editorial Modelo: 2021 Referência: 978-65-5966-069-8
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 276 páginas
- Peso: 500g
Alphonsus de Guimarãens pela crítica contemporânea
Passados cem anos da morte de Alphonsus de Guimaraens, sua poesia e sua atuação como homem de letras permanecem suscitando questões as mais diversas. Nascido Afonso Henriques da Costa Guimarães, o poeta revela-se, desde a adoção de seu nome literário, artífice devotado a um paciente processo de construção de uma escrita, sob diversos aspectos, arquitetural.
Integrando a Coleção Crítica Contemporânea pensada para apresentar, a propósito de escritores e escritoras brasileiros, um conjunto de textos críticos que possa, a um tempo, reportar-se aos legados de uma tradição de leitura já consolidada e expandir o campo de discussões, o volume A catedral ebúrnea foi organizado a partir dessa dupla tarefa. Oferece, nesse sentido, uma amostragem das questões de que se tem ocupado a tradição crítica sobre o escritor, bem como uma indicação de novas perspectivas possíveis ou de caminhos investigativos ainda em aberto.
Os autores e autoras que participam desse volume contribuíram, cada qual a seu modo, com a recuperação de algum aspecto específico da produção ou da atuação intelectual de Alphonsus de Guimaraens. Sem a pretensão de tudo abordar, o conjunto oferece uma excelente amostragem do estágio dos estudos sobre o poeta em celebração.
Sobre a organizadora: Francine Fernandes Weiss Ricieri é doutora em Teoria e História Literária na área de Literatura Brasileira UNICAMP. Atualmente é professora na área de Estudos Literários na UNIFESP.
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 276 páginas
- Peso: 500g