
"A catedral ebúrnea" - Alphonsus de Guimarãens pela crítica contemporânea, org. de Francine Fernandes Weiss Ricieri
Marca: Alameda Modelo: 2021 Referência: 9786559660698
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 276 páginas
- Peso: 340 gramas
"A catedral ebúrnea" - Alphonsus de Guimarãens pela crítica contemporânea, de Francine Fernandes Weiss Ricieri
Alphonsus de Guimaraens, sua poesia e sua atuação como homem de letras permanecem suscitando questões as mais diversas. Nascido Afonso Henriques da Costa Guimarães, o poeta revela-se, desde a adoção de seu nome literário, artífice devotado a um paciente processo de construção de uma escrita, sob diversos aspectos, arquitetural.
Integrando a Coleção Crítica Contemporânea, pensada para apresentar, a propósito de escritores e escritoras brasileiros, um conjunto de textos críticos que possa, a um tempo, reportar-se aos legados de uma tradição de leitura já consolidada e expandir o campo de discussões, o volume A catedral ebúrnea foi organizado a partir dessa dupla tarefa.
Oferece, nesse sentido, uma amostragem das questões de que se tem ocupado a tradição crítica sobre o escritor, bem como uma indicação de novas perspectivas possíveis ou de caminhos investigativos ainda em aberto.
Os autores e autoras que participam desse volume contribuíram, cada qual a seu modo, com a recuperação de algum aspecto específico da produção ou da atuação intelectual de Alphonsus de Guimaraens. Sem a pretensão de tudo abordar, o conjunto oferece uma excelente amostragem do estágio dos estudos sobre o poeta em celebração.
------------------------------------
Sobre a organizadora: Francine Fernandes Weiss Ricieri é doutora em Teoria e História Literária na área de Literatura Brasileira Unicamp. Atualmente é professora na área de Estudos Literários na Unifesp.
------------------------------------
Sumário
Sobre a coleção Crítica Contemporânea, por Andréa Sirihal Werkema & Rafael Fava Belúzio 7
Apresentação, por Francine Fernandes Weiss Ricieri 9
Retrato de Constança, por Afonso Henriques Neto 21
A desolação, por Anelito de Oliveira 59
Figurações da morte, por Ângela Maria Salgueiro Marques 81
O arquitetural e a dobra, por Armando Gens 109
A catedral e o oratório: arquiteturas poéticas, por Eduardo Veras 143
Gestos de envio, anacronismos, inscrições tumulares, por Francine Fernandes Weiss Ricieri 161
A cidade morta e a noiva morta em Alphonsus e Rodenbach, por Nadia Sauer 203
Alphonsus de Guimaraens e os percursos de sua atividade tradutória, por Wiliam Mariano Pereira 241
Sobre os autores 273
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 276 páginas
- Peso: 340 gramas