Sobre o perdão e a solidariedade dos viventes, org. de Nabil Araújo

Sobre o perdão e a solidariedade dos viventes, org. de Nabil Araújo

Marca: Alameda Modelo: 2021 Referência: 978-65-5966-053-7

  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Páginas: 282 páginas
  • Peso: 500 gramas

Por:
R$ 46,00

ou 3x de R$ 15,95 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

A obra Sobre o perdão e a solidariedade dos viventes é fruto de um encontro organizado de pesquisadores em torno de La solidarité des vivants et le pardon (Éditions Hermann), de Jacques Derrida e Evando Nascimento. O livro francês, lançado em 2016, além de uma conferência inédita do filósofo franco-argelino, um dos mais influentes pensadores da segunda metade do século XX e do século atual, traz entrevistas com Derrida e um importante ensaio introdutório, de Evando Nascimento (UFJF), intitulado “Derrida au Brésil” (Derrida no Brasil). 
Jacques Derrida foi traduzido em várias línguas e viajou para países da Europa, da América do Sul, da África e da Ásia. Vale lembrar que o filósofo desenvolveu, a partir dos anos 1960, sua carreira em universidades americanas. A “desconstrução”, termo pelo qual seu trabalho é mais conhecido, foi e permanece sendo uma referência teórica e crítica maior nos domínios de literatura, direito, arquitetura, educação e outras humanidades. Os estudos pós-coloniais, étnicos e de gênero também receberam forte contribuição do pensamento derridiano.
A riqueza das contribuições de Derrida são tema dos textos das diferentes intervenções do encontro organizado pela Casa Dirceu Côrtes Riedel, da UERJ, em torno do livro publicado na França por Derrida e Nascimento. Organizado pelo professor Nabil Araújo, o livro que a Alameda agora publica traz ainda comentários de Evando Nascimento acerca de cada uma das intervenções, num diálogo abrangente sobre as ideias de Derrida.
 

Sobre os autores: Jacques Derrida (El-Biar, 1930 – Paris, 2004): pensador franco-argelino de origem judaica. Em 1967, redimensionou a filosofia ocidental com os livros Gramatologia, A voz e o fenômeno e A escritura e a diferença (este traduzido no Brasil já em 1971). A partir dos anos 2000, surgiram aqui diversas traduções, eventos e publicações, com referência ao pensamento das “desconstruções”. Realizou seminários sobre questões éticas, políticas e estéticas até 2003, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.

Evando Nascimento (Camacã – Bahia, 1960): professor universitário, ensaísta, escritor e artista visual. Foi aluno de Jacques Derrida e de Sarah Kofman. Lecionou na UFJF e na Université Stendhal de Grenoble. Publicou, entre outros: Derrida e a literatura (É Realizações, trad. argentina por La Cebra) e Clarice Lispector: uma literatura pensante (Civilização Brasileira). Organizou o Colóquio Internacional Jacques Derrida 2004: Pensar a Desconstrução, no qual Derrida fez sua última conferência. Seu quinto livro de ficção é Diários de Vincent: Impressões do estrangeiro (Circuito, 2021).

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Páginas: 282 páginas
  • Peso: 500 gramas

Confira os produtos