PRÉ-VENDA: A solidariedade dos viventes e o perdão, org. de Nabil Araújo (ENVIO A PARTIR DE 23/09/21)

PRÉ-VENDA: A solidariedade dos viventes e o perdão, org. de Nabil Araújo (ENVIO A PARTIR DE 23/09/21)

Marca: Alameda Modelo: 2021 Referência: 978-65-5966-053-7

  • Medida: Altura: 02cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Páginas: 282 páginas
  • Peso: 500 gramas

Por:
R$ 46,00

ou 3x de R$ 15,95 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

A Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel, posto avançado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, é um espaço voltado para as mais diversas atividades culturais. Dentro do ciclo intitulado Jornadas Casa Dirce, foi organizado, em abril de 2017, um encontro em torno de La solidarité des vivants et le pardon (Éditions Hermann, 2016), livro que, além de uma conferência inédita de Jacques Derrida sobre o perdão – a última proferida por ele, em agosto de 2004, no Rio de Janeiro –, traz entrevistas com o autor e o ensaio introdutório de Evando Nascimento (UFJF), “Derrida au Brésil”. Além do próprio Nascimento e do organizador do evento, Nabil Araújo (UERJ), participaram do debate convidados nacionais e internacionais, com reconhecido trânsito na obra do grande filósofo franco-argelino e conhecedores do trabalho de Nascimento. Os temas do perdão e da solidariedade dos viventes foram os fios condutores do colóquio, mas outros importantes aspectos políticos, éticos e estéticos da obra derridiana foram abordados: a arte, a poesia, a hospitalidade, a justiça, o estrangeiro, os animais, a espectralidade e as plantas. Este livro registra as intervenções relacionadas ao evento.


Nabil Araújo

Sobre os autores: Jacques Derrida (El-Biar, 1930 – Paris, 2004): pensador franco-argelino de origem judaica. Em 1967, redimensionou a filosofia ocidental com os livros Gramatologia, A voz e o fenômeno e A escritura e a diferença (este traduzido no Brasil já em 1971). A partir dos anos 2000, surgiram aqui diversas traduções, eventos e publicações, com referência ao pensamento das “desconstruções”. Realizou seminários sobre questões éticas, políticas e estéticas até 2003, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.

Evando Nascimento (Camacã – Bahia, 1960): professor universitário, ensaísta, escritor e artista visual. Foi aluno de Jacques Derrida e de Sarah Kofman. Lecionou na UFJF e na Université Stendhal de Grenoble. Publicou, entre outros: Derrida e a literatura (É Realizações, trad. argentina por La Cebra) e Clarice Lispector: uma literatura pensante (Civilização Brasileira). Organizou o Colóquio Internacional Jacques Derrida 2004: Pensar a Desconstrução, no qual Derrida fez sua última conferência. Seu quinto livro de ficção é Diários de Vincent: Impressões do estrangeiro (Circuito, 2021).

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Medida: Altura: 02cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Páginas: 282 páginas
  • Peso: 500 gramas

Confira os produtos