
Atualidade de Machado de Assis, org. Andréa Sirihal Werkema e João Cezar de Castro Rocha
Para o bem (e às vezes para o mal, mas essa questão fica para outro dia), o estudo de Machado de Assis é, hoje, uma das mais difundidas ocupações dos nossos ensaístas universitários da área de letras, sobretudo daqueles que estudam a literatura do século XIX. A atração que exerce este escritor prolífico, complexo e dono de um humor ímpar torna sua obra uma das mais provocadoras, se não a mais provocadora, da literatura brasileira.
Essa saudável disputa interpretativa tem provocado, felizmente, um curioso fenômeno: a redescoberta de seus escritos por diversas frentes. Já não temos apenas leituras centradas nos livros que imortalizaram o escritor -- especialmente dos romances da segunda fase ou da viravolta. Machado hoje é uma casa com muitas portas e janelas, pelas quais se pode entrar comportadamente, tocando a campainha, ou sorrateiramente, como um gato aproveitando uma veneziana mal fechada.
O livro Atualidade de Machado de Assis é, nesse sentido, um retrato deste momento atual da crítica, que articula textos do bruxo com novas teorias e antigos escritores. A produção poética, os romances menos festejados, os contos ressignificados, as crônicas relidas e os textos redescobertos como é o caso das Badaladas do Dr. Semana, recentemente publicadas pela Nankin , lidos pela crítica contemporânea, nos apresentam um escritor que é ao mesmo tempo o mais canônico e o menos enquadrável pelas leituras canônicas.
Nos textos reunidos neste volume por Andréa Sirihal Werkema e João Cezar de Castro Rocha, também autores de capítulos para o livro, temos, a cada artigo, um novo Machado, expandido por alguns de seus melhores leitores e pelo potencial de sua obra.
Haroldo Ceravolo Sereza
-----------------------------------------------------
Sobre os organizadores: Andréa Sirihal Werkema é professsora de literatura brasileira da UERJ, e suas pesquisas, em geral, centram-se no século XIX. Publicou recentemente trabalhos sobre Machado de Assis, José de Alencar e Álvares de Azevedo.
João Cezar de Castro Rocha é professor titular de literatura comparada da UERJ. Autor de 13 livros e organizador de mais de 20 títulos. Seu trabalho encontra-se traduzido para o inglês, alemão, italiano, espanhol, francês e mandarim. É organizado, na Alameda, do livro Machado de Assis - Lido e Relido.
-------------------------------------------------------
SUMÁRIO
Apresentação
Um projeto em forma de encontros e livros (Andréa Sirihal Werkema e João Cezar de Castro Rocha) - 9
"Aqui estou, aqui vivo, aqui morrerei" (Andréa Sirihal Werkema) - 13
Uma leitura da poesia de Machado de Assis (Cláudio Murilo Leal) - 29
Helena: proposta para um modelo machadiano de leitura (Eduardo Luz) - 39
"Sob o véu dos versos": as artes sibilinas do poético na obra de Machado de Assis (Flávia Amparo) - 57
"Que os Estados Unidos começam a galantear-nos, é coisa fora de dúvida": o pan-americanismo de Machado de Assis (Greicy Pinto Bellin) - 81
A besta do apocalipse e a produção de sentidos em Papéis avulsos (Jacyntho Lins Brabndão) - 101
Machado/ Shakespeare: Bento Santiago/ Leontes: afinidades estruturais (João Cezar de Castro Rocha) - 127
Americanas. de Machado de Assis: um desafio à interpretação (José Américo Miranda) - 143
Do periódico ao livro: (des)limites da ficação de Machado de Assis (Lúcia Granja) -159
Machado e seus precursores (fortuna editorial em espanhol: três momentos, 1902-1982) - 175
"Virginius" e os direitos humanos (Regina Zilberman) - 211
Dois romancistas da crise: Laurence Sterne e Machado de Assis (Sandra Guardini Vaconcelos) - 283
Shakespeare revisitado nas "Badaladas" do Dr. Semana (Sílvia Maria Azevedo) - 303
Da Corte às províncias: Machado de Assis nas folhas públicas (Valdiney Valente Lobato de Castro) - 321
***
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Páginas: 348 páginas
- Peso: 500 gramas