O PAÍS DE SÚRIA
Obra reunida de Paulino Dias: obras publicadas em vida e póstumas
A edição de Duarte Drumond Braga recupera a obra e apresenta o autor goês Paulino Dias, leitor de Junqueiro, Byron e Hugo como grande poeta do romantismo idealista.
O País do Súria incorpora a mitologia indiana como tema da cultura letrada da Índia Portuguesa, na passagem do século XIX para o XX.
A obra de Paulino Dias teve um destino incerto, mas a presente edição publicada pela Alameda Editorial é uma novidade no Brasil. Paulino Dias é um importante poeta de língua portuguesa de Goa e um dos autores centrais de seu cânone, ainda em fase de identificação pela crítica, pois trata-se de uma literatura até há pouco ignorada, apesar de seu rico manancial de obras.
Não existe melhor forma de divulgação dessa literatura do que esta: oferecer ao leitor de língua portuguesa uma edição da obra de um escritor (e ensaísta) significativo, recuperando-o do esquecimento.
O livro recebeu o título O País de Súria: obra reunida de Paulino Dias, inspirado numa nota que Duarte Drumond Braga encontrou na contracapa da Revista da Índia. O principal a registrar é que a produção do autor revelou-se bastante extensa, sendo ela uma obra reunida e não uma obra completa. Trata-se certamente de um trabalho modelar para aqueles que procuram editar e estudar o corpus goês de língua portuguesa.
Sobre o autor: Francisco Xavier Paulino Dias foi um grande poeta goes, cujas suas obras literárias são a expressão mais bela da intersecção e integração das culturas indiana e europeia. O poeta foi colaborador assíduo de vários jornais e revistas, como a revista mensal A Clínica Moderna e, em colaboração com Adolfo Costa, dirigiu a Revista da Índia.
- Medida: Altura: 08 cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Páginas: 904 páginas
- Peso: 1,4 kg