Democracia e liberdade
A trajetória de José Carlos Dias na defesa dos direitos humanos
Ricardo Carvalho e Otávio Dias
O jurista José Carlos Dias e o jornalista Ricardo Carvalho foram, acima de tudo, grandes
parceiros nas lutas de resistência à ditadura e pela redemocratização do país. Tive o privilégio de me tornar amigo dos dois.
O livro sobre a vida e a obra de José Carlos Dias era o principal assunto do jornalista quando trabalhamos juntos no programa “Ricardão & Ricardinho”, nossos apelidos nas redações. Acompanhei este trabalho, capítulo por capítulo, e senti o entusiasmo do velho repórter ao contar passagens memoráveis do advogado que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito.
Convivi por muitos anos com o incansável Dr. José Carlos na Comissão Justiça e Paz, sob o comando do cardeal do povo Dom Paulo Evaristo Arns e sua lugar-tenente, a centenária Margarida Genevois, e fui testemunha de muitas das histórias contadas neste livro, que faz justiça a quem tanto se dedicou à Justiça do nosso país, no seu escritório, nos tribunais e nos governos a que serviu, em especial nos momentos mais dramáticos da ditadura militar (1964-1985).
A morte repentina de Ricardo Carvalho em 2021, em pleno voo para concluir esta reportagem biográfica, como ele costumava dizer, pegou a todos nós de surpresa, mas não impediu que a história fosse concluída, graças a Otávio Dias, o filho jornalista do grande advogado, que se encarregou da tarefa.
Leiam este livro, que não é de autoajuda, mas de alta ajuda para não perdemos a fé no futuro do nosso país, mesmo quando damos murros em ponta de faca. Toda luta vale a pena se a alma não é pequena, já dizia o poeta Fernando Pessoa.
Ricardo Kotscho
Sobre os autores:
Ricardo Carvalho é jornalista, escritor e documentarista, especializou-se em reportagens sobre direitos humanos. É autor de O cardeal da resistência: as muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns e O cardeal e o repórter. Faleceu em 2021, aos 73 anos.
Otávio Dias é jornalista, trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, nas editorias de política, internacional e na área digital. É editor na Fundação Fernando Henrique Cardoso.
------------------
Sumário:
Nota introdutória - 7
Por José Carlos Dias
Prefácio - 15
Por Oscar Vilhena Vieira
Frente a frente com os torturadores - 27
A Comissão Nacional da Verdade - 35
O jovem advogado “entra para o crime” - 47
A adrenalina dos júris (e alguns casos marcantes) - 59
Como a ditadura o fez advogado de presos políticos - 71
Uma dor que não tem tamanho - 81
Álbum de fotos - 95
Por dentro da Justiça Militar - 109
Um escritório de gente corajosa e descontraída - 125
(e outros casos famosos)
A militância em defesa da democracia e dos direitos humanos -133
A Carta aos Brasileiros -153
Por presídios mais humanos - 161
José Carlos inventa uma história e escreve longa carta a José Saramago - 183
À frente do Ministério da Justiça - 189
O retorno à advocacia criminal - 211
(após dois breves intervalos)
Aos 80 anos, José Carlos recomeça a luta de uma vida - 219
***