Documentário e Mercado no Brasil, de Teresa Noll Trindade
Como um documentário, munida de provas (índices, gráficos, listas, valores, rankings), apoiada no depoimento de pessoas afetas à área (realizadores - dentre eles o ainda e sempre instigante Eduardo Coutinho - produtores, dirigentes de empresas), lidando com um tema quase universal, estimulante, apaixonante mesmo, de uma originalidade incontestável, Teresa Noll Trindade constrói o seu alentado documentário.
Aliás, o seu Documentário e mercado no Brasil uma obra pujante que põe em relevo o estado de coisas deste gênero (formato? modo de representação?) desde a virada do século até aqui, quando esta forma expressiva audiovisual se emparelha com as obras de ficção em termos de notoriedade e de importância, embora nem tanto no aspecto de resultados comerciais, como um produto incerto para um mercado instável.
O desafio de Teresa é vencido com todo o garbo, fazendo um retrato «documental» bastante realista da cadeia econômica deste conjunto de filmes que se bate para ser reconhecido nas salas convencionais de cinema ou nas telas da televisão, enfrentando a fragilidade de políticas estatais, pressionado entre o volume crescente de produção e a resistência dos distribuidores, das salas e da própria audiência.
O livro mapeia esta situação e dá um quadro completo deste complexo meio ambiente audiovisual, pensado aqui com pertinência e competência, não fosse o resultado de uma aplicada dissertação de mestrado. Com ele ganhamos todos, por ser um documento que pensa o documentário de forma clara e objetiva. Um texto gerado com uma lógica expositiva quase dramática, iluminando com luz forte o enquadramento da atividade, sem o muito frequente recurso às ilusões da ficção.
Tunico Amancio
Departamento de cinema e vídeoUniversidade Federal Fluminense
Sobre a autora: Teresa Noll Trindade graduou-se em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS. É mestre e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Estudou documentário na Escuela Internacional de Cine y TV em Cuba, e fez o curso Formação Executiva em Cinema e TV na FGV-RJ. Pesquisa a área de economia do cinema e trabalha com roteiro e realização de documentários, tendo dirigido trabalhos como o longa-metragem João Sem Terra (2010).
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SUMÁRIO:
APRESENTAÇÃO - 7
1. INTRODUÇÃO - 13
2. PRODUÇÃO E LEIS DE INCENTIVO - 27
A Retomada: breve histórico - 29
Políticas federais de incentivo ao audiovisual - 32
Captação federal para documentários longa-metragem - 34
Visão dos agentes do mercado sobre os mecanismos de financiamento ao cinema - 47
Breve histórico da produção de documentários no Brasil a partir dos anos 2000 - 56
Os filmes exibidos em sala de cinema: os diretores, os temas e as produtoras - 66
3. A DISTRIBUIÇÃO - 91
Um breve histórico da distribuição no Brasil - 93
A distribuição dos documentários - 104
As distribuidoras e os filmes - 120
4. A EXIBIÇÃO E O DOCUMENTÁRIO NA SALA DE CINEMA - 143
Breve histórico do circuito exibidor brasileiro - 145
A abertura para os circuitos estrangeiros - 149
O atual circuito exibidor brasileiro - 152
A rede Cinemark e o Circuito Espaço de Cinema - 154
O funcionamento de uma sala de cinema - 158
Circuito de arte x Circuito comercial - 169
O documentário na sala de cinema - 178
Por que o documentário não está na TV? - 194
5. CONCLUSÃO - 205
REFERÊNCIAS - 217
ANEXOS - 227
AGRADECIMENTOS – 263
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- Medida: Altura Selecionar Altura: 02cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 264 páginas
- Peso: 310 gramas