O ENSAIO FÍLMICO OU O CINEMA À DERIVA
De Gabriela de Almeida
Ao longo de quatro anos, acompanhei de perto o lento desenrolar desta pesquisa que agora se apresenta na forma de livro. Foram muitas horas de conversa, de observar imagens, de discutir em grupo as possibilidades de uma produção audiovisual, exibida numa emissora francesa de televisão, ao longo de alguns anos enquanto ia sendo construída, ser mais do que entretenimento ou arte, ou cinema, ou programa de TV, ou... Tudo isso e mais coisas.
De todas as ideias, ser ensaio e ser forma que pensa, ao mesmo tempo em que era audiovisual que transitava por muitos espaços de fruição, foi a que resistiu ao tempo da própria montagem da tese, das escolhas das demais referências audiovisuais e bibliográficas que ficariam como parte do mosaico que é o texto final. Assim, em quatro anos, a pesquisa de Gabriela Almeida foi sendo feita, e foi mudando a própria autora, e esta orientadora, pois saímos dos nossos lugares iniciais de apreensão do objeto fílmico, para ver nele as possibilidades trazidas pelo emaranhado de imagens que é a série História(s) do cinema (Histoire(s) du cinéma), produzida por Jean-Luc Godard entre 1988 e 1998.
Discutir essa obra é mais do que discutir o trabalho de um diretor de cinema; é questionar o próprio lugar do audiovisual na nossa cultura, e perceber que as imagens sempre podem ser mais do que elas são, pois, além de representar o mundo, de propor sobre ele significados, produzir memórias de eventos passados e presentes, de agredir algumas das nossas sensibilidades medianas.As imagens audiovisuais nos fizeram pensar de uma forma diferente: por colagens, elipses, mosaicos, destruindo e reconstruindo as tramas do tempo e dos sentidos. E é com sensibilidade e tenacidade que a autora envereda por esses caminhos, para fazer emergir possibilidades originais de apreensão acerca do ensaio fílmico.
Miriam de Souza Rossini
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Sobre a autora: Gabriela Machado Ramos de Almeida é Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS), com estágio na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PÓSCOM-UFBA).
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Páginas: 208 páginas
- Peso: 267 gramas