
Entre Ariel, Caliban e Próspero
dilemas da identidade (latino) americana pensados a partir do Brasil
de Bernardo Ricupero
Este livro examina como se desenvolveu, ao longo de quase um século, a identidade latino-americana. Para tanto, utiliza como instrumento de averiguação a referência recorrente na região a Ariel, Caliban e Próspero, habitantes da ilha em que transcorre a peça de William Shakespeare, A Tempestade, mas significativamente não à Miranda, sua única personagem feminina. Retirados de uma obra inglesa do século XVII, tais personagens funcionaram como metáforas para se pensar a América Latina em alguns momentos decisivos: os ensaios Ariel (1900), do uruguaio José Enrique Rodó, “Calibán” (1971), do cubano Roberto Fernández Retamar, e O espelho de Próspero (1982), do norte-americano Richard Morse.
A perspectiva em que o livro se situa é de enfrentar o problema da identidade latino-americana a partir do Brasil, país que ocupa na ideia do “continente” status tanto necessário quanto problemático, já que possui quase metade do território da América do Sul, mas cuja língua, o português, e cujo passado, principalmente como Império escravocrata no século XIX, o separam de seus vizinhos, repúblicas hispanofalantes. Mas talvez se possa, olhando do Brasil, perceber melhor até onde vai a ideia de América Latina, tanto nas suas possibilidades como nos seus limites.
A história narrada neste livro é, portanto, uma história de viagens no tempo e no espaço. De como personagens criados no início do século XVII na Inglaterra chegam ao Brasil do final do século XX. Nesse caminho, há tanto continuidades como mudanças, a identidade latino-americana assumindo, ao longo do tempo e em diferentes lugares, variadas “camadas de significação”.
Sobre o autor: Bernardo Ricupero é professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e diretor-presidente do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. É também bolsista de produtividade do CNPq.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sumário
Prefácio - 13
Maria Lígia Coelho Prado
ANTECEDENTES
Introdução - 21
Capítulo I
A Tempestade e a América - 41
O MOMENTO ARIEL
Capítulo II
Ariel na América: viagens de um símbolo - 59
Capítulo III
A república e a descoberta da América - 101
Capítulo IV
O Brasil na América: o debate identitário em torno da III Conferência Pan-Americana (1906) - 137
Capítulo V
O Brasil no mito da América Latina de José Vasconcelos - 173
O MOMENTO CALIBAN
Capítulo VI
Ser ou não ser canibal? O debate brasileiro sobre a antropofagia - 213
Capítulo VII
Caliban ou Canibal? Diálogos brasileiros de Roberto Fernández Retamar - 247
O MOMENTO PRÓSPERO
Capítulo VIII
Próspero diante do espelho: Richard Morse e seus leitores mexicanos e brasileiros - 285
O espelho de Próspero
Considerações finais - 315
Referências bibliográficas - 329
Agradecimentos - 367
***
- Medida: Altura: 02cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Páginas: 368 páginas
- Peso: 530 g