O sistema da natureza de Holbach
No seu Natureza e imanência: o Sistema da Natureza de Holbach, Fábio Rodrigues de Ávila apresenta ao público brasileiro, com muita personalidade e pedagogia, o pensamento materialista e ateu do filósofo iluminista Paul-Henri Thiry, o barão de Holbach (1723-1789), cujo núcleo doutrinário foi expresso de forma sistemática e definitiva no seu O Sistema da Natureza, de 1770. Trata-se, salvo engano, da primeira dissertação de mestrado inteiramente dedicada à filosofia de Holbach no país. Pioneiro, portanto, este livro contém todas as qualidades que se esperam de uma pesquisa dessa natureza, o que não é pouco, uma vez que com a massificação da pós-graduação em filosofia no Brasil ocorrida nas últimas décadas, muitas dessas qualidades tornaram-se, infelizmente, uma exceção na rotina de muitas bancas.
Em tempos de trevas on-line e de bancadas fundamentalistas em expansão, um livro sobre as luzes de Holbach entre nós lembrando que a religião não passa de uma ridícula e patológica mitologia infantil sem consciência de si, de que Deus é tão somente uma fábula covarde inventada pelos homens para sublimarem o seu medo diante da morte e do desconhecido da natureza e que figuras como Jesus Cristo não foram mais do que fanáticos religiosos mentalmente perturbados, enfim, um livro como este só pode ser comemorado, e não só pelos pesquisadores brasileiros que estudam o iluminismo ou o ateísmo, mas por todos aqueles que lamentam ainda viver na barbárie em pleno século XXI.
Paulo Jonas de Lima Piva
Doutor em filosofia pela USP, professor de filosofia da UFABC, autor de Ateísmo e revolta: os manuscritos do padre Jean Meslier (Alameda Editorial , 2006) e tradutor, junto com Plínio Junqueira Smith de Dez provas da inexistência de Deus (Alameda Editorial, 2012).
Sobre o autor: Fábio Rodrigues de Ávila é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e atualmente doutorando pela mesma Universidade. Suas pesquisas dedicam-se aos estudos do Iluminismo e do materialismo do século XVIII, principalmente em autores como barão de Holbach, Diderot e La Mettrie.
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 342 páginas
- Peso: 400 gramas